expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Guiné Equatorial - Manuel Grainha do Vale, Encarregado de Negócios de Portugal na Guiné Equatorial, terminou a sua missão neste país da CPLP - Vai ser substituído por Manuel Frederico, que deverá chegar hoje a Malabo, depois de ter apresentado cumprimentos na Embaixada, em Lisboa – A noticia é veiculada em Fá d'Ambô, uma iniciativa da Missão Diplomática da Guiné Equatorial em Portugal e junto a CPLP – Frisando que Guiné Equatorial, é o sexto país mais seguro de África contra o contágio do novo coronavírus da África, continente que ontem registou 252 mortos e quase seis mil novos casos em 24 horas

JORGE TRABULO MARQUES - JORNALISTA - 





O diplomata português Manuel Grainha do Vale,  em missão diplomática desde 5 de Outubro de 2017, deslocou-se ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Malabo, na passada sexta-feira, para se despedir formalmente de  Simeon Oyono Esono Angue Ministro das Relações Exteriores da Guiné Equatorial

Para o substituir,  a  República Portuguesa nomeou o novo Encarregado de Negócios na Guiné Equatorial, Conselheiro Manuel Frederico Pinheiro da Silva, que visitou a Embaixada da Guiné Equatorial em Portugal antes de viajar para Malabo, onde deverá chegar  ao fim do dia de hoje, 17 de Setembro, para ocupar o seu novo cargo. 

“A Missão Diplomática da Guiné Equatorial em Portugal deseja-lhe os maiores êxitos na sua nova missão – Refere a noticia veiculada pela  Folha Informativa Digital Fá d'Ambô, uma iniciativa da Missão Diplomática da Guiné Equatorial em Portugal e junto a CPLP, que pretende servir para uma aproximação às notícias da Guiné Equatorial, à sua cultura e às suas gente, editada pela primeira vez em Maio passado.

É também noticiado, que, no encontro despedida, do diplomata português, na capital da Guiné Equatorial, “De acordo com fontes do Gabinete de Informação Diplomática, as duas autoridades fizeram uma breve análise do estado das relações bilaterais que têm unido ambos os países há várias décadas. Neste sentido, o papel que Portugal deseja desempenhar no programa económico do Horizonte da Guiné Equatorial 2035, foi uma das questões abordadas pelos diplomatas, bem como os laços culturais que, na opinião dos interlocutores, devem ser cada vez mais melhorados, a fim de alcançar uma cooperação bilateral com benefício mútuo, onde a integração efectiva da G.E. na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, exige também o dever dos dois países de caminharem juntos.


Portugal e Guiné Equatorial já assinaram vários acordos na sua cooperação diplomática bilateral; onde podemos destacar o protocolo de cooperação e o memorando de entendimento sobre consultas políticas entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros português e o Ministério dos Negócios Estrangeiros equatoriano, a promoção e divulgação da língua portuguesa no país (hoje é a terceira língua oficial), o acordo sobre a supressão recíproca de vistos nos passaportes diplomáticos e de serviço no quadro da CPLP, os transportes aéreos e o acordo sobre a protecção recíproca dos investimentos.

Guiné Equatorial, o sexto país mais seguro de África

De acordo com o ranking internacional estabelecido pelo Deep Knowledge Group, a Guiné Equatorial é o sexto país mais seguro contra o contágio do novo coronavírus da África. Ressalta-se que é o mais bem posicionado em vulnerabilidade (88,36), destacando-se como o país cuja população apresenta menor risco de transmissão da doença.

O Deep Knowledge Group é um consórcio de organizações comerciais e sem fins lucrativos que actuam em várias frentes, desde pesquisa científica a investimentos, empreendedorismo, análises, meios de comunicação, filantropia e muito mais.

O destaque de Fá d'Ambô, sublinha também a visita  do Embaixador da Guiné Equatorial Tito Mba e Representante Permanente junto da CPLP, a Vila Nova de Foz Côa, que visitou as pedreiras do Poio, uma adega no Pocinho e o Museu do Vale do Côa, para promover investimento,

fazer novos amigos para a Guiné Equatorial e recordar os laços

históricos dos dois países., tal como no referimos no nosso blogue, tendo sido  recebido  pelo Presidente do Município, Eng. Gustavo de Sousa Duarte, e respectivo executivo.

As Casas da Palavra, conhecidas como “Abha”, são os locais onde os mais velhos da Guiné Equatorial se reúnem para transmitir aos mais jovens a cultura e os valores do seu povo, uma instituição fundamental para a passagem do testemunho cultural e social.

Estas casas de cultura, ainda existentes em muitas zonas rurais do país, reúnem as pessoas mais antigas do local, transmitindo às crianças a sua cultura e os valores da sua tribo, para que estes continuem a tradição e a divulguem aos seus descendentes.

Nestes locais, os mais velhos da zona dão conselhos, recompensam a solidariedade, educam e iniciam os jovens segundo a tradição dos seus antepassados.

Desse modo, tanto o modo de vida quanto o de pensar são transmitidos de geração em geração. Aí se recolhem as frases, ensinamentos ou adivinhas que os mais sábios do lugar contam aos mais pequenos.




Covid-19: África com 252 mortos e quase seis mil novos casos em 24 horas - Lusa
16-09-2020 10:44h  África registou 252 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 33.047 óbitos, e tem um acumulado de 1.365.689 infetados, segundo os números mais recentes da pandemia no continente.
Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 5.865 novos casos de infeção e mais 9.554 pessoas recuperaram, para um total de 1.116.545.
O maior número de casos e mortos continua a registar-se na África Austral, com 706.718 infeções e 16.794 óbitos. Só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 651.521 casos e 15.641 mortos


Nenhum comentário :