expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 25 de dezembro de 2022

Feliz Natal ao povo de S. Tomé e Príncipe e da Guiné Equatorial - A estes dois países da CPLP, recordando especialmente duas grandes personalidades que marcaram a minha vida para sempre

 Jorge Trabulo Marques - Jornalista e investigador da origem das Ilhas do Gofo da Guiné 


Ao Excelentissimo Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, reeleito no passado dia 26 de Nov - Meus votos de um Feliz Natal e de que o Novo Ano, continue na senda da Paz do Progresso e das melhores prosperidades  

Ao Excelentíssimo Presidente, Carlos Manuel Vila Nova, eleito em 2 de Outubro 2021, a quem também desejo os maiores êxitos na sua difícil missão e que o país retome os dias de paz e a tranquilidade, que tradicionalmente têm caracterizado o seu pacífico povo


E, naturalmente, ao Excelentíssimo Presidente fundador da nacionalidade santomense e 1º Presidente de S. Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa. - a quem desejo igualmente um Natal Feliz e Pleno de Saúde - À grande    e mais prestigiada e carismática figura histórica do MLSTP, exemplo de Generosidade, Dedicação, Seriedade e de Amor Pátrio.


Que autorizou a realizar aventura de canoa, em meados de Out de 1975, de S. Tomé ao Brasil, de S. Tomé ao Brasil, que, conquanto a não pudesse concretizar, acabaria por me proporcionar uma experiência única na minha vida, ao longo de 38 dias, personalidade com o qual tive o prazer e a hora d me puder reencontrar na residência oficial da Trindade, 39 anos depois de ali ter partido para essa odisseia marítima. 



Sim, este dia de Natal, uma vez mais, o meu caloroso obrigado ao Presidente Teodoro Obiang por me ter salvo do cárcere! Por me ter libertado do penoso cativeiro em que me encontrava e me ter devolvido à liberdade, naquele distante dia 4 de Dez de 1975, ou seja, 4 anos antes de também ter libertado o povo do seu país da tirania de Francisco Macías, com um grupo de oficiais saídos da Academia Militar de Saragoça. 

E muito grato, também, pela oportunidade que me concedeu ao poder agradecer-lhe pessoalmente, em Lisboa, aquando da sua deslocação a Portugal, em Julho passado, o gesto magnânimo, humanista e corajoso, contrariando a ordens do seu tio  e devolvendo-me à liberdade  da famigerada cadeia, justamente quando já ia  algemado a caminho da execução, por suspeita ta de espionagem, alguns dias depois de ter naufragado num frágil caiuco nas praias de Malabo

Com o Embaixador Tito Mba Ada

Creia que jamais esquecerei o momento em que, ainda de pé e de mãos algemadas, ordenou ao Sr. Comissário para mas tirar e me mandou sentar numa cadeira à frente da sua secretária, após o que ordenou a minha liberdade, sim, acreditando nas minhas palavras e no teor da mensagem, que me fora confiada pelo MLSTP, dedicada ao povo irmão brasileiro no termo da travessia que me propunha realizar entre os dois países, caso não tivesse naufragado e aportado à Ilha do Bioko

E também o meu abraço amigo e votos de um Feliz Natal ao Excelentíssimo Embaixador em Portugal e junto da CPLP, Tito Mba Ada, personalidade a quem também estou muito grato pela oportunidade  que me proporcionou de me poder deslocar ao seu amado país, em Julho de 2017 para poder agradecer a quem me salvou a vida e testemunhar o quão diferente, mais tranquilo e mais desenvolvido era do tempo do regime opressivo de Francisco Macias


Nenhum comentário :