expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Marcelo Rebelo de Sousa, em Cabo Verde - O Presidente da República Portuguesa chegou, nesta sexta-feira, à cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, Cabo Verde, para se associar à homenagem a Amílcar Cabral, a decorrer este sábado, na cerimónia de Doutoramento honoris causa, a título póstumo, na Universidade do Mindelo, em cerimónia presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves, às 10:00.

 Jorge Trabulo Marques - Jornalista 







O discurso do elogio académico da cerimónia de atribuição do grau Dr. Honoris Causa a Amílcar Cabral pela Universidade do Mindelo, no dia 10 de dezembro, deverá ser proferido pelo professor Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal. Já José Maria Neves, Chefe do Estado de Cabo Verde, irá presidir o evento, enquanto o Cte Pedro Pires, estará também presente nessa homenagem enquanto padrinho e presidente da Fundação Amílcar Cabral.

A distinção marca os 20 anos da universidade e conta com a presença do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e de José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde.

A distinção de Amílcar Cabral acontece, segundo nota da Universidade, para eternizar o humanista, visionário, pedagogo e fundador da nacionalidade cabo-verdiana.

Além de ser um dos principais revolucionários do século XX, Amílcar Cabral também foi um dos principais teóricos marxistas e descoloniais do século. 


Amílcar Cabral foi assassinado por Nino Vieira – Diz o poeta médico santomense, Tomaz Medeiros, antigo general do MPLA

Ele defendia que a libertação do povo seria feita através da educação, pois somente através da educação os obstáculos para o desenvolvimento da população seriam removidos. 

A distinção marca os 20 anos da Universidade do Mindelo e, entre outras personalidades, conta com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, do seu homólogo de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e do Comandante Pedro Pires, Presidente da Fundação Amílcar Cabral


De recordar  as palavras do reitor Albertino Graça, proferidas no passado dia 29 de Nov.  no âmbito das celebrações do 20º aniversário da Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo), em que então anunciava que a instituição de ensino superior vai atribuir ao fundador da nacionalidade Cabo-verdiana, Amílcar Lopes Cabral, o título de Doutor Honoris Causa, a título póstumo, no próximo dia 10 de dezembro.

Um homem que se tem destacado como um dos 20 maiores líderes da história da humanidade e que continua a inspirar as novas gerações pela sua integridade, generosidade e entrega a causa da independência africana e da igualdade entre povos e nações na arena internacional”, justificou Albertino Graça durante conferência de imprensa, realizada na manhã, desta terça-feira, no Mindelo.

Conforme o reitor, este será o ponto mais alto das celebrações. O doutoramento Honoris Causa de Amílcar Cabral está inserido no programa de actividades que celebra os 20 anos da fundação da Universidade do Mindelo.

 

Nenhum comentário :