expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Parabéns Presidente Marcelo Rebelo de Sousa pelo seu aniversário! - Nasceu no dia 12 de Dezembro, em Celorico de Bastos - Recordamos o dia em que o Professor deu uma aula, sentado numa cadeirinha na calorosa visita que fez a São Tomé e Príncipe



Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Informação e análise 

 20-02-2018 - MARCELO, PRESIDENTE, PROFESSOR E PROFETA, EM S. TOMÉ - "




Presidente Marcelo fez 70! - No ano em que foi Professor e também Profeta em S. Tomé, numa aula a estudantes da Universidade Pública   E acertou: "Não gostam do político que está, não é definitivo, tudo isso passa»,  - Assim sucedeu: - S.TP tem outro Primeiro-Ministro e outro Governo.

De seu nome completo, Nuno Duarte Rebelo de Sousa, nasceu no dia 12 de Novembro, em Celorico de Basto, Minho, numa sexta-feira, com a lua em quatro crescente:  completou  nesta quarta-feira, o seu 70.º aniversário.

No site da  Presidência da República, não havia referências na agenda,  porque, num dia tão especial, as melhores prendas são aquelas que advêm das  boas surpresas – ,  e, o professor Marcelo de Sousa, é perito em criar factos e novidades – O importante é que o dia seja cumulado de alegria e de felicidade: – Aqui lhe dedicamos,  um vídeo com  diversas imagens da sua vida, que pesquisamos na WEB,  e, entre as quais, especialmente algumas da  inesquecível  e calorosa visita que fez às maravilhosas Ilhas Verdes do Equador.

De pé ou sentado numa simples cadeirinha, o antigo Professor Catedrático  da Faculdade de  Direito de Lisboa – que também   foi jornalista, deputado, dirigente partidário, comentador político,  e, desde 8 de Março de 2016, investido nas vestes de Presidência da República Portuguesa -   , deu  uma aula na Universidade Pública de São Tomé e Príncipe  - Foi em 20 de Fevereiro, 2018, na sequência da sua visita oficial a S. Tomé e Príncipe.

Recordou, ensinou, aconselhou com profecia certa:  ao destacar a efemeridade  temporal das coisas e da vida, disse:


«Em cada momento, não gostam do professor que está, não é definitivo na vossa vida!... Não gostam da situação económica que está!.. Não é definitivo!... Não gostam do político que está, não é definitivo, tudo isso passa»
 - Assim sucedeu: - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE TEM OUTRO PRIMEIRO-MINISTRO E OUTRO GOVERNO  .

Com um anfiteatro cheio de personalidades nacionais e estrangeiras  e um  auditório de alunos muito atento; um deles – referia então a imprensa - até  ousou  confrontar  o  Professor, com uma pergunta embaraçosa: foi o estudante finalista de Direito Armindo José Lourenço, que, depois de dizer que . apesar do  arquipélago ter um regime semelhante ao de Portugal, «na prática hoje tem um sistema Hitleriano»
O professor Marcelo ouviu a questão, a que o aluno sugeriu uma explicação ou comentário do professor em relação ao tipo de regime existente no país.
O professor Marcelo escusou-se a comentar. «Tem de haver o recato do Presidente português ao falar da situação de outro país que não Portugal e até o recato a falar de Portugal” -




O professor Marcelo ao aceitar, de forma humilde, sentar-se nesta cadeirinha e mesinha disponibilizada pela Universidade de STP para dar uma palestra aos alunos e convidados daquela Universidade, corporiza e interpreta, de forma brilhante, aquilo que é o povo santomense e o seu modo de estar e pensar”. - 


IN Voz de Sao Tomé
"As sociedades que mais evoluem e evoluíram, serão aquelas em que, as pessoas,  mais qualificadas são ou vierem a ser: esse é o facto decisivo do desenvolvimento humano. Não são as riquezas naturais. ”Não é a localização!  Porque, o que importa, não é o contexto geográfico! Não é, sequer a história, que é importante!... O relacionamento regional ou universal: é a formação e informação constante, permanente da… A sua capacidade para apreender! Para crescer! Para inovar!    E para fazê-lo ao longo da vida; desde que nasça até ao momento em que morre! Nunca se deixa de aprender e de ensinar: é um processo pluridimensional: estamos sempre, em relação àquilo que nos rodeia,  aprender e a ensinar.” 

“A juventude tem um papel fundamental, porque é mais portadora de futuro  de que os menos jovens"
"Quando eu tinha a vossa idade, Portugal era um pais jovem: hoje é um pais, largamente envelhecido  Mais de dois terços de santoemenses são jovens! Têm mais futuro de que a generalidade dos países europeus."

Vocês toda a vida terão se aprender e saber ensinar: ajustar a uma realidade que muda! Conviver com essa mudança! E os que melhor souberem conviver  serão os mais felizes! E os que não souberem conviver, serão muito infelizes e muito frustrados! E têm aqui uma oportunidade única para isso. Pense assim; cada minuto que desperdiçarem, além de sere um minuto de  manifesta injustiça social  em relação a toda a comunidade, é um minuto de desperdício pessoal, para a vossa vida. 

Podem demorar um tempinho a perceber: o que eu podia ter aproveitado  para conviver mais com este ou com aquele! A tirar mais proveito daquela situação!... Era olhar mais para esta realidade que não olhei!... Oh! Agora!... Já tenho um problema! Mais família! Mais  isto!... Mais corrida de um lado para o outro! Mais encargos de natureza profissional! Mais responsabilidades!... Oh! Se eu soubesse!..   Não podem dizer que eu não fiz um esforço para chamar atenção
"
AQUI TAMBÉM LHE RECORDAMOS UMA DAS POSTAGENS QUE DEDICAMOS À SUA VISITA OFICIAL A S. TOMÉ  DE 20 A 22 DE FEVEREIRO

Marcelo Ilha do Príncipe - Foto Helmer Vera Crus
MARCELO RECEBE CALOROSO BANHO DE MULTIDÃO NA ILHA DA HISTÓRICA PRINCESA NEGRA MARIA CORREIA, COMO NUNCA SE VIU
As imagens que as televisões portuguesas mostraram nos telejornais, documentam a forma  expressiva, a alegria e o entusiasmo, como o Presidente Português, foi recebido na manhã de hoje na cidade de Santo António, na Região Autónoma  da Ilha do Príncipe, acompanhado pelo seu  homólogo, Evaristo Carvalho e pelo Presidente do Governo Regional são-José Cardoso Cassandra,  com expressivas manifestações de entusiasmo, ostentando bandeirinhas dos dois países irmãos,  tal como já havia sucedido em S. Tomé e em Neves.

Marcelo Ilha do Príncipe - Foto Helmer Vera Crus
Foto da Revista Semana Ilustrada 
Depois da cerimónia  de Boas-vindas no Palácio do Governador Regional e da visita ao Polo Cultural Português, seguida  à Escola Secundária Padrão e da apresentação sobre a biodiversidade e as plantas medicinais endémicas no Parque da Biodiversidade,  a esta hora deverá estar a visitar a Roça Sundy à qual, Sir Arthur Eddington, efetuou uma expedição de observação de um eclipse solar que veio comprovar a Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein (o encurvamento dos raios luminosos, ou a deflexão da luz, o que queria dizer que o espaço e o tempo não eram absolutos, como havia defendido Newton. A Sundy e a ilha do Príncipe, ficavam desta forma associadas a uma das mais importantes descobertas cientificas da História da Ciência.

AS PRIMEIRAS NOTICIAS DA IMPRENSA - TAMBÉM  O CONFIRMAM


Foto da PR

Foto de Hibrahin Reis
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi esta quinta-feira recebido por uma multidão na ilha do Príncipe e até teve direito a um hino feito de propósito para a visita.

O chefe de Estado português percorreu parte do percurso até ao Palácio do Governo Regional do Príncipe a pé. Mal saiu do carro, começou a distribuir beijos e abraços, a tirar ‘selfies’ e fotografias, sempre acompanhado do Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, e do presidente do governo regional do Príncipe, José Cassandra.


Foto da PR
“Obrigado José Cassandra pela visita do professor Marcelo”, era assim o refrão cantado por centenas de pessoas, a maioria crianças.

E Marcelo voltou esta quinta-feira a dançar, desta vez ao ritmo das Batucadeiras Ilha Verde.

Sob um calor e humidade intensos, a receção ao chefe de Estado português foi igualmente calorosa e o ritmo manteve-se na marcha encabeçada pelos chefes de Estado até ao antigo Palácio do Governador, no centro da capital do Príncipe, Santo António. Aí, um grupo de crianças cantou os hinos de Portugal, São Tomé e Príncipe e da Região Autónoma do Príncipe.http://observador.pt/2018/02/22/marcelo-recebido-com-banho-de-multidao-e-muita-musica-na-ilha-do-principe/


VISITA HISTÓRICA , QUE  VEIO REFORÇAR AS RELAÇÕES DOS DOIS PAÍSES IRMÃOS.
Marcelo Ilha do Príncipe - Foto Helmer Vera Crus

Marcelo Rebelo de Sousa, conquista o coração dos santomenses: “O professor Marcelo é um dos poucos políticos capaz de compreender e interpretar, de forma eficaz, o que pensa o povo” – O professor Marcelo ao aceitar, de forma humilde, sentar-se nesta cadeirinha e mesinha disponibilizada pela Universidade de STP para dar uma palestra aos alunos e convidados daquela Universidade, corporiza e interpreta, de forma brilhante, aquilo que é o povo santomense e o seu modo de estar e pensar.” – “Será que o país inteiro não tem uma cadeira mais digna para a ocasião.” Uma das muitas expressões de apreço , postadas nas redes sociais –  A agenda do 2º dia foi também muito intensa e calorosa - Mas, entre os vários eventos o que mais reações provocou foi referida palestra

Eis algumas das curiosas reações: “DEUS lhe abençoe e graciosamente junto a sua família e de todos nós que fazemos parte da TERRA onde o senhor preside e muito bem. É um orgulho de Presidente. Bem haja!” – “O professor Marcelo é um dos poucos políticos capaz de compreender e interpretar, de forma eficaz, o que pensa o povo.”

IN Voz de Sao Tomé
Marcelo no Principe - Foto de Hibrahin Reis

Esta imagem é de enorme significado. O professor Marcelo ao aceitar, de forma humilde, sentar-se nesta cadeirinha e mesinha disponibilizada pela Universidade de STP para dar uma palestra aos alunos e convidados daquela Universidade, corporiza e interpreta, de forma brilhante, aquilo que é o povo santomense e o seu modo de estar e pensar”.

“O leve-leve traduz-se a forma de ser, estar e pensar do homem e mulher santomense, e o leve-leve também está presente nesta imagem.” – “O professor Marcelo é o meu Presidente, e será, pelo menos, até 2026.” Obrigado pela sua visita a STP, professor. Espero que tenha gostado.”  - “Só mesmo em São Tomé... o presidente Marcelo Rebelo de Sousa numa palestra reparem na mesa e cadeira que o governo e a câmara distrital de água grande prepara pra receber o PR”

Foto da PR

Danilo Salvaterra O QUE SE PASSA EM S.TOMÉ E PRÍNCIPE - Todos os cidadãos são-tomenses decentes e mesmo os não decentes deveríamos sentir envergonhados e tristes com esta imagem. O país e o povo sempre soube receber com dignidade os visitantes, mas ainda tratando-se de figuras ilustres como a do presidente de um país com laços históricos inquebráveis.

Será que o país inteiro não tem uma cadeira mais digna para a ocasião. Será que o país não sabe organizar uma conferência ou palestra com dignidade?
É uma vergonha. Que baixeza organizativa. Os organizadora, o protocolo de Estado, mais deveriam passear os porcos e os BURROS ofertados em tempos por Angola, a assumirem qualquer organização.

Hélia Carvalho Simões O Patrice Trovoada não estava presente de certeza senão até passadeira vermelha tinham. Cambada de hipócritas que nem sabem protocolo para com entidades elevadas que nos visitam de outros Países. Também não é para admirar até nem souberam dizer ao Evaristo que devia estar no aeroporto para o receber, ou então tiveram medo que ele dissesse ao Marcelo que a casa ja não era dele ahahahahahahahahahahahah

 José Mas isto foi alguma peça de teatro tipo o butter?

Foto da PR
A MAIOR SURPRESA   HAVIA DE SER OUTRA: UMA PERGUNTA EMBARAÇOSA A MARCELO – E, EM TERRA ALHEIA, HÁ QUE RESPEITAR OS DONOS DA CASA – E  OS PEQUENOS GESTOS DO PROFESSOR NÃO SE CONFUNDEM  COM PICARDIAS DIPLOMÁTICAS  OU COM AS INSINUAÇÕES PROVOCADORAS DE PATRICE, EM LISBOA, AOS MEDIA.
PR/São Tomé: Estudante pede conselhos a Marcelo sobre como acabar com "sistema hitleriano"

Marcelo No Principe - Foto de Hibrahin Reis

Pelos vistos, a maior surpresa na referida conferência, não seria tanto a pequena cadeira,  que, de algum modo reflete a imagem de um pais pobre, a mentalidade de quem convive com a  pobreza e as grandes limitações, pois, há dinheiro para centenas de deslocalizações de um primeiro-ministro ao estrangeiro ( com custos elevadíssimos; veja-se que, Patrice só cá esteve 75 dias em 2015- Viagens custaram 1 milhão e oitocentos mil euros , sim, a maior surpresa, não foi  o uso da dita cadeira, mas a coragem de um estudante levantar uma pergunta, que, porventura poderá vir a colocar-lhe alguns problemas, num regime, mais dado aceitar a bajulação de que a critica.

Refere uma noticia da Lusa, transcrita pelo DN que “Um estudante da Universidade de São Tomé e Príncipe pediu hoje conselhos ao Presidente português sobre como inverter o "sistema hitleriano" que considera existir no país, mas Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a comentar a vida interna de outro Estado

O finalista de Direito Armindo José Lourenço referiu que, apesar de São Tomé e Príncipe ter um regime semelhante ao de Portugal, "na prática hoje tem um sistema hitleriano", referindo-se ao líder do regime nazi alemão, Adolf Hitler

"Uma mesma pessoa é a Constituição, é todo o ordenamento jurídico, é o Presidente da República, da Assembleia da República [...] é primeiro-ministro em termos formais, é Procurador-Geral da República e presidente do Tribunal Constitucional que acabou de criar", disse o aluno, sobre o chefe do Governo, Patrice Trovoada.

Foto da PR
Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a comentar, invocando o "princípio básico" de não se pronunciar sobre a vida interna de outro Estado.

"Tem de haver o recato do Presidente português ao falar da situação de outro país que não Portugal e até o recato a falar de Portugal", disse.

No entanto, deixou vários conselhos aos estudantes, nomeadamente que "têm de aprender a resolver problemas de forma equilibrada".

Foto da PR
"Não podem ser 'decisófobos' e a parte mais emocionante da vida é que vão ter exames quando menos esperam. O último sítio onde têm exames com dia e hora marcados é aqui", disse o Presidente.

Sobre as preocupações que os estudantes terão com o seu futuro, disse que "faz parte da essência das coisas

"Em cada momento não gostam do professor que está, não é definitivo na vossa vida, não gostam da situação económica que está, não é definitivo, não gostam do político que está, não é definitivo, tudo isso passa", acrescentou. – Excerto de

Internacional - PR/São Tomé: Estudante pede conselhos a Marcelo .




Nenhum comentário :