Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Informação e analise
ESTA ERA A QUESTÃO QUE ENTÃO COLOCÁVAMOS: COMO É POSSÍVEL UM ACIDENTE DESTE GÉNERO OCORRER NUMA AERONAVE TÃO
ALTAMENTE EQUIPADA? - Só se compreende por excesso de carga ou negligência grosseira? - Mas as autoridades santomenses já vieram declarar que
"o Antonov destruído na Ilha de São Tomé, fazia um frete para A NASA
e que ia descolar vazio
Claro que não era conveniente atribuir as culpas a falhas humanas nem
admitir que umas patuscadas no hotel, onde os tripulantes foram vistos em
alegres convívios, pudessem contribuir para a falha de reflexos humanos ou
outros erros e toca de assacar imediatamente as culpas a bandos de aves - E, como
não houve outros testemunhos, senão os da tripulação, toca de acreditar na
desculpa esfarrapada.
Não é que as aves não provoquem acidentes se forem absorvidas pelo
efeito centrifugador dos potentes reactores, e já os têm provocado - Mas, neste
caso, as causas terão sido mais de falhas humanas, como, de resto, o relatório
reconhece,de que a assustadiças aves, onde o tráfego é escasso, e, mal o ronco de avião repercute pelos ares, dão de debandada - Além de que existem já dispositivos implantados para as afastar
Nove recomendações de
segurança foram feitas neste relatório e destinam-se a: Instituto Nacional de
Aviação Civil (INAC), São Tomé, Ucrânia Autoridade de Aviação Civil e CAVOK
AIR, LLC, Ucrânia.

Fatores
Contributivos - Os fatores que contribuem para este acidente incluem, mas não
estão limitados ao seguinte: Falha da tripulação em implantar interceptadores
(freios de velocidade / spoilers). Treinamento inadequado da tripulação de voo
em detalhes de cenários de procedimentos de descolagem rejeitados. A omissão do
briefing de descolagem na lista de verificação de Operações Normais do CAVOK. Gerenciamento
de recursos de tripulação (CRM), especialmente em uma operação de voo de várias
tripulações.
Recomendações de segurança - Instituto Nacional de Aviação Civil Deve
melhorar o programa de gestão de habitats (incluindo a redução ou eliminação de
árvores, arbustos e outras plantas que fornecem comida, abrigo ou locais de
descanso para as aves) Deve melhorar a sua gestão de grama de aeródromo
apropriada para as espécies prevalentes e o grau de risco que elas representam.
Deve fazer a ligação com os habitantes locais para limitar a atração de aves
aos campos (nas proximidades do aeroporto). MAIS À FRENTE, OUTROS PORMENORES
NUM DIA EM QUE NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE STP - EM QUE SE DESFILAVA E ECOAVAM CLARINS
ANTES
DE TRANSCREVER AS CONCLUSÕES DO RELATÓRIO, CREIO QUE VALERÁ A PENA
RECORDAR ALGUMAS PASSAGENS DO QUE ENTÃO DISSEMOS:
Um
Antonov AN-74TK-100 UR-CKC,da Cavok Air estava realizando um voo de São Tomé e
Príncipe para um destino desconhecido com 6
tripulantes, estava acelerando para a decolagem da
pista, quando o motor da mão direita (D36) absorveu um número de pássaros que
levaram a equipe a rejeitar a decolagem. A aeronave ultrapassou o final da
pista e desceu em uma inclinação antes de parar. Cinco membros da tripulação
receberam lesões, a aeronave recebeu danos substanciais, além de serem
reparados.
Aeronave multiuso Antonov An-74, é uma modificação
civil do avião de transporte militar An-72. AN-74, concebido ASTC Antonov, para
operação numa ampla gama de temperaturas, desde -60 a 45 graus Celsius, e em
diferentes zonas climáticas. .-

A aeronave An-74 pode realizar descolagens curtas e aterrissagens em ângulos
íngremes em pistas remotas de baixa qualidade. Os sistemas integrados de
navegação de voos e de rádio permitem a operação de todos os dias, durante o
dia e a noite. Uma grande escotilha de carga atende aos requisitos de tamanho
da maioria das cargas transportadas em contêineres, em paletes e em massa, e
acomoda máquinas facilmente auto-propulsionadas e rebocadas. Uma rampa
deslizante de escotilha de carga reduz o tempo de carregamento /
descarga.
A aeronave é equipada com rádio comunicação moderna e
equipamentos de navegação, permitindo a realização de operações em todas as
latitudes geográficas, acima da água e da superfície da terra, nas condições de
tempo, de qualquer gravidade, a qualquer hora do dia. Isto pode ser
conseguido através de alta precisão de pilotagem automática em vôo. An-74
pode executar no piloto automático pouso quando as condições meteorológicas, o
que corresponde à primeira categoria de ICAO.Украинский самолет рухнул в Африке: Украина: Бывший СССР
... Traduzir esta página
O
QUE LEVA UM VICE-MINISTRO A FALAR SOBRE A HORA E A QUENTE - SEM APURAMENTO CABAL? - QUEM DISSE A
VERDADE? - Foi o zeloso governante ucraniano ou foram as autoridades
santomenses que omitiram os factos que por ele apontados? - Inicialmente, fomos dos que acreditámos na versão do
abalroamento por bando da passarada: hoje duvidamos que tivesse sido essa a
causa

Referiam apenas que "O avião estava num processo de descolagem, houve algum problema e o comandante tentou abortar a descolagem e o avião despenhou-se na pista"
De acordo com informações preliminares, o motor direito do avião durante a descolagem foi atingido por um bando de pássaros. Todos os seis membros da tripulação estão vivos, quatro deles receberam ferimentos leves e foram levadas ao hospital" hotel -

Resolvida esta questão, há que trazê-los na Ucrânia" - Disse o Vice-Ministro da Infra-estrutura da Ucrânia Yuriy Lavrenyuk em comentários à Radio Pública descreveu as circunstâncias da queda do avião de carga ucraniano na África Central .
Yuri Lavrenyuk também observou que a questão da protecção da aeronave após a queda são resolvidos. Atualmente,
a questão do envio de representantes para a cena do bureau ucraniana de
investigações de aviação para estabelecer as circunstâncias mais
detalhadas sobre a situação.
Lembre-se
que hoje, 29 de julho, na ilha de São Tomé (São Tomé e Prypsipi) na
África Central caiu avião de carga AN -74 companhia aérea
ucraniana CAVOK Air.
AIB divulga primeiras investigações internacionais em
São Tomé 7 de dezembro de 2018 por Orientalnews Staff in Notícias · 0 Comente Yemisi Izuora
O Gabinete de
Investigação de Acidentes da Nigéria acaba de estabelecer um outro padrão na
região, no que diz respeito à publicação de relatórios precisos e precisos de
acidentes aéreos em São Tomé e Príncipe.
Isso é resultado
de uma colaboração e corporação eficazes que a Repartição acumulou nos últimos
24 meses com as partes interessadas da aviação e com o trabalho interminável
dos investigadores da Repartição.
O comissário /
CEO, Engr Akin Olateru, conduziu ontem a sua equipa para apresentar o relatório
final do acidente envolvendo a Cavok Airlines CVK 7087 AN-74TK-100 Aeronaves
Registadas Ur-CKC, que ocorreu no Aeroporto Internacional de São Tomé, São Tomé
a 29 de Julho De 2017
A Agência de
Investigação de Acidentes do Grupo de Acordos de Banjul (BAGAIA) convidou a AIB
Nigéria para conduzir uma investigação sobre este acidente, que pela
Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Anexo 13, é da
responsabilidade do estado de ocorrência.
Isso foi muito
significativo, pois pela primeira vez na história do Departamento de
Investigação de Acidentes, a investigação de acidentes foi entregue pela
Secretaria em nome de outro estado ou órgão regional.
Os delegados
visitaram a Embaixada da Nigéria e foram recebidos pelo Charge De affaire, Sra.
Faith. Ekwekwuo
Ela deu as
boas-vindas e apreciou o bom trabalho que a Repartição fez para ajudar a
investigar o acidente aéreo e a liberação do relatório final.

O acordo foi
dividido em quatro partes - cooperação, capacitação, troca de informações sobre
investigação de acidentes e assistência em casos de acidentes aéreos nos dois
países. Esta foi uma tentativa de fortalecer ainda mais um bom relacionamento e
uma colaboração eficaz para alcançar um objetivo comum no setor de investigação
de acidentes aéreos na África.
RESUMO DO RELATO
DE ACIDENTES DE AERONAVES: CVK / 201 + 7/07/29 / F
Excursão na pista
após uma decolagem rejeitada CAVOK Airlines CVK 7087 AN-74TK-100 Aeronave
registrada UR-CKC que ocorreu no Aeroporto Internacional de São Tomé, São Tomé
em 29 de julho de 2017 Em 29 de julho de 2017 em 0905hrs Antonov aircraft
Modelo AN-74 TK-100, registrada UR-CKC, de propriedade da SWIFT SOLUTION FZC,
operada pela CAVOK Airlines LLC na pista 29 durante uma decolagem rejeitada no
Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe.
O Capitão, o
Primeiro Oficial, o Engenheiro de Voo e dois engenheiros de manutenção a bordo
foram resgatados ilesos, exceto o Navegador de Vôo, que sofreu uma lesão no pé
esquerdo e algumas pequenas contusões. O voo de regresso não programado para
Accra foi iniciado de acordo com os regulamentos apropriados. Condições
meteorológicas visuais prevaleceram, e um plano de voo das regras de voo por
instrumentos foi arquivado.
As questões de
segurança discutidas neste relatório concentraram-se em descolagens rejeitadas
e procedimentos de descolagem rejeitados; conformidade com SOP, outras listas
de verificação e manuais relacionados, treinamento de tripulação de voo para
cenários de RTO; desempenho da tripulação de voo, incluindo a ação do capitão
para iniciar um RTO após V1 e CRM.
Nove recomendações
de segurança foram feitas neste relatório e destinam-se a: Instituto Nacional
de Aviação Civil (INAC), São Tomé, Ucrânia Autoridade de Aviação Civil e CAVOK
AIR, LLC, Ucrânia.
Fator causal - A investigação determina que a causa deste
acidente foi: Devido à presença de aves na pista, a decolagem foi rejeitada a
uma velocidade acima da velocidade de decisão V1, que era inconsistente com os
Procedimentos Operacionais Padrão (SOP) da CAVOK.

Recomendações de
segurança - Instituto Nacional de
Aviação Civil Deve melhorar o programa de gestão de habitats (incluindo a
redução ou eliminação de árvores, arbustos e outras plantas que fornecem comida,
abrigo ou locais de descanso para as aves) Deve melhorar a sua gestão de grama
de aeródromo apropriada para as espécies prevalentes e o grau de risco que elas
representam. Deve fazer a ligação com os habitantes locais para limitar a
atração de aves aos campos (nas proximidades do aeroporto).
Deve instalar
equipamento de radar especializado em terra, usado para a detecção tática de
grandes aves reunidas. Deve adotar e estender a Área de Segurança do Final da
Pista de acordo com os padrões da ICAO. Deve incluir as informações sobre o
desfiladeiro no final da RWY 29 no AIP e enviá-lo como Aviso aos Militares
Aéreos (NOTAM).
Autoridade de
Aviação Civil da Ucrânia -Deve melhorar
suas funções de supervisão, analisando todos os itens relacionados à segurança
pertinentes às listas de verificação e manuais dos operadores.
Companhias Aéreas de CAVOK -Deve rever seu programa de treinamento de
Retomada Rejeitada (RTO) para incorporar um robusto plano de treinamento de RTO
para treinamento e avaliação inicial e recorrente de simulador de aeronaves,
para incluir cenários inesperados e tomada de decisões de parada e saída.
Deveria revisar sua lista de verificação de Operações Normais para incluir a
decolagem AIB Releases First International
Investigations In São Tomé - Oriental
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