expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

RELATÓRIO DA QUEDA DO ANTONOV AN-74TK UCRANIANO - Em 29-07-2017 - No Aeroporto Internacional de STP - Atribui causa do acidente à presença de aves na pista mas também a falhas da tripulação em implantar interceptadores (freios de velocidade / spoilers). Treinamento inadequado da tripulação de voo em detalhes de cenários de procedimentos de descolagem rejeitados - E recomenda ao Instituto Nacional de Aviação Civil que deve melhorar o programa de gestão de habitats (incluindo a redução ou eliminação de árvores, arbustos e outras plantas que fornecem comida, abrigo ou locais de descanso para as aves) e deve incluir as informações sobre o desfiladeiro no final da RWY 29 no AIP e enviá-lo como Aviso aos Militares Aéreos (NOTAM)


Jorge Trabulo Marques  - Jornalista - Informação e analise
 

ESTA ERA A QUESTÃO QUE ENTÃO COLOCÁVAMOS: COMO É POSSÍVEL UM ACIDENTE DESTE GÉNERO OCORRER NUMA AERONAVE TÃO ALTAMENTE EQUIPADA? - Só se compreende por excesso de carga ou negligência grosseira? - Mas as autoridades santomenses já vieram declarar que "o Antonov destruído na Ilha de São Tomé, fazia um frete para A NASA e que ia descolar vazio

 Claro que não era conveniente atribuir as culpas a falhas humanas nem admitir que umas patuscadas no hotel,  onde os tripulantes foram vistos em alegres convívios, pudessem contribuir para a falha de reflexos humanos ou outros erros e toca de assacar imediatamente as culpas a bandos de aves - E, como não houve outros testemunhos, senão os da tripulação, toca de acreditar na desculpa esfarrapada.

Não é que as aves não provoquem acidentes  se forem absorvidas pelo efeito centrifugador dos potentes reactores, e já os têm provocado - Mas, neste caso, as causas terão sido mais de falhas humanas, como, de resto, o relatório reconhece,de que a assustadiças aves, onde o tráfego é escasso, e, mal o ronco de avião repercute pelos ares, dão de debandada - Além de que existem já dispositivos implantados para as afastar

Nove recomendações de segurança foram feitas neste relatório e destinam-se a: Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), São Tomé, Ucrânia Autoridade de Aviação Civil e CAVOK AIR, LLC, Ucrânia. 


Fator causal  - A investigação determina que a causa deste acidente foi: Devido à presença de aves na pista, a decolagem foi rejeitada a uma velocidade acima da velocidade de decisão V1, que era inconsistente com os Procedimentos Operacionais Padrão (SOP) da CAVOK. 


Fatores Contributivos - Os fatores que contribuem para este acidente incluem, mas não estão limitados ao seguinte: Falha da tripulação em implantar interceptadores (freios de velocidade / spoilers). Treinamento inadequado da tripulação de voo em detalhes de cenários de procedimentos de descolagem rejeitados. A omissão do briefing de descolagem na lista de verificação de Operações Normais do CAVOK. Gerenciamento de recursos de tripulação (CRM), especialmente em uma operação de voo de várias tripulações. 

Recomendações de segurança  - Instituto Nacional de Aviação Civil Deve melhorar o programa de gestão de habitats (incluindo a redução ou eliminação de árvores, arbustos e outras plantas que fornecem comida, abrigo ou locais de descanso para as aves) Deve melhorar a sua gestão de grama de aeródromo apropriada para as espécies prevalentes e o grau de risco que elas representam. Deve fazer a ligação com os habitantes locais para limitar a atração de aves aos campos (nas proximidades do aeroporto) MAIS À FRENTE,  OUTROS PORMENORES 

NUM DIA EM QUE NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE STP  - EM QUE SE DESFILAVA E ECOAVAM CLARINS





ANTES DE TRANSCREVER AS CONCLUSÕES DO  RELATÓRIO, CREIO QUE VALERÁ  A PENA RECORDAR ALGUMAS PASSAGENS DO QUE ENTÃO DISSEMOS: 

Um Antonov AN-74TK-100 UR-CKC,da Cavok Air estava realizando um voo de São Tomé e Príncipe para um destino desconhecido com 6 tripulantes, estava acelerando para a decolagem da pista, quando o motor da mão direita (D36) absorveu um número de pássaros que levaram a equipe a rejeitar a decolagem. A aeronave ultrapassou o final da pista e desceu em uma inclinação antes de parar. Cinco membros da tripulação receberam lesões, a aeronave recebeu danos substanciais, além de serem reparados.

Aeronave multiuso Antonov An-74, é uma modificação civil do avião de transporte militar An-72. AN-74, concebido ASTC Antonov, para operação numa ampla gama de temperaturas, desde -60 a 45 graus Celsius, e em diferentes zonas climáticas. .- 

A aeronave An-74 é projetada para transportar cargas, Equipamentos e passageiros, realizar SAR, Patrulhas e missões de reconhecimento, e entregar Equipes de mudança em locais de expedição geológica e Campos de gás / petróleo.
A aeronave An-74 pode realizar descolagens curtas e aterrissagens em ângulos íngremes em pistas remotas de baixa qualidade. Os sistemas integrados de navegação de voos e de rádio permitem a operação de todos os dias, durante o dia e a noite. Uma grande escotilha de carga atende aos requisitos de tamanho da maioria das cargas transportadas em contêineres, em paletes e em massa, e acomoda máquinas facilmente auto-propulsionadas e rebocadas. Uma rampa deslizante de escotilha de carga reduz o tempo de carregamento / descarga. 




A aeronave é equipada com rádio comunicação moderna e equipamentos de navegação, permitindo a realização de operações em todas as latitudes geográficas, acima da água e da superfície da terra, nas condições de tempo, de qualquer gravidade, a qualquer hora do dia. Isto pode ser conseguido através de alta precisão de pilotagem automática em vôo. An-74 pode executar no piloto automático pouso quando as condições meteorológicas, o que corresponde à primeira categoria de ICAO.Украинский самолет рухнул в Африке: Украина: Бывший СССР ...  Traduzir esta página

O QUE LEVA UM VICE-MINISTRO A FALAR SOBRE A HORA E A QUENTE - SEM APURAMENTO CABAL? - QUEM DISSE A VERDADE? - Foi o zeloso  governante ucraniano ou foram as autoridades santomenses que omitiram os factos que por ele apontados?   - Inicialmente, fomos dos que acreditámos na versão do abalroamento por bando da passarada: hoje duvidamos que tivesse sido essa a causa


No mesmo dia, sobre a ocorrência, através do facebook e pela rádio, o vice-ministro da Infra-estrutura da Ucrânia, Yuri Lavrenyuk, apressou-se a pronunciar-se sobre o acidente, quando as autoridades santomenses, nas declarações à imprensa, nada adiantavam sobre as causas que o haviam provocado:

Referiam apenas que "O avião estava num processo de descolagem, houve algum problema e o comandante tentou abortar a descolagem e o avião despenhou-se na pista"

  De acordo com informações preliminares, o motor direito do avião durante a descolagem foi atingido por um bando de pássaros.  Todos os seis membros da tripulação estão vivos, quatro deles receberam ferimentos leves e foram levadas ao hospital" hotel - 
A tripulação não necessitou de nenhum tratamento adicional. Lesões que podem ameaçar a vida e a saúde dos membros da tripulação não estão presentes. Agora sua condição. Depois de examinadas para controle  de álcool e substâncias estupefacientes, os  membros da tripulação voltaram para o hotel – Naturalmente que há que mostrar que tudo estava nos conformes e que não há  drogas nestes mistérios - As autoridades não falam desse teste

Resolvida esta questão,  há que trazê-los na Ucrânia" - Disse o Vice-Ministro da Infra-estrutura da Ucrânia Yuriy Lavrenyuk em comentários à Radio Pública descreveu as circunstâncias da queda do avião de carga ucraniano na África Central .
Yuri Lavrenyuk também observou que a questão da protecção da aeronave após a queda são resolvidos. Atualmente, a questão do envio de representantes para a cena do bureau ucraniana de investigações de aviação para estabelecer as circunstâncias mais detalhadas sobre a situação.
Lembre-se que hoje, 29 de julho, na ilha de São Tomé (São Tomé e Prypsipi) na África Central caiu avião de carga AN -74 companhia aérea ucraniana CAVOK Air.



AIB divulga primeiras investigações internacionais em São Tomé 7 de dezembro de 2018 por Orientalnews Staff in Notícias · 0 Comente Yemisi Izuora  



O Gabinete de Investigação de Acidentes da Nigéria acaba de estabelecer um outro padrão na região, no que diz respeito à publicação de relatórios precisos e precisos de acidentes aéreos em São Tomé e Príncipe.

Isso é resultado de uma colaboração e corporação eficazes que a Repartição acumulou nos últimos 24 meses com as partes interessadas da aviação e com o trabalho interminável dos investigadores da Repartição. 


O comissário / CEO, Engr Akin Olateru, conduziu ontem a sua equipa para apresentar o relatório final do acidente envolvendo a Cavok Airlines CVK 7087 AN-74TK-100 Aeronaves Registadas Ur-CKC, que ocorreu no Aeroporto Internacional de São Tomé, São Tomé a 29 de Julho De 2017 


A Agência de Investigação de Acidentes do Grupo de Acordos de Banjul (BAGAIA) convidou a AIB Nigéria para conduzir uma investigação sobre este acidente, que pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Anexo 13, é da responsabilidade do estado de ocorrência. 


Isso foi muito significativo, pois pela primeira vez na história do Departamento de Investigação de Acidentes, a investigação de acidentes foi entregue pela Secretaria em nome de outro estado ou órgão regional. 


Os delegados visitaram a Embaixada da Nigéria e foram recebidos pelo Charge De affaire, Sra. Faith. Ekwekwuo 


Ela deu as boas-vindas e apreciou o bom trabalho que a Repartição fez para ajudar a investigar o acidente aéreo e a liberação do relatório final. 


Ela também elogiou o Bureau por manter um bom relacionamento com as autoridades de São Tomé e Príncipe. Na mesma linha, a Mesa entrou em acordo e assinou um Memorando de Entendimento com o Instituto Nacional de Aviação Civil da República Democrática de São Tomé (Autoridade Nacional da Aviação Civil de São Tomé e Príncipe). 


O acordo foi dividido em quatro partes - cooperação, capacitação, troca de informações sobre investigação de acidentes e assistência em casos de acidentes aéreos nos dois países. Esta foi uma tentativa de fortalecer ainda mais um bom relacionamento e uma colaboração eficaz para alcançar um objetivo comum no setor de investigação de acidentes aéreos na África. 


RESUMO DO RELATO DE ACIDENTES DE AERONAVES: CVK / 201 + 7/07/29 / F

Excursão na pista após uma decolagem rejeitada CAVOK Airlines CVK 7087 AN-74TK-100 Aeronave registrada UR-CKC que ocorreu no Aeroporto Internacional de São Tomé, São Tomé em 29 de julho de 2017 Em 29 de julho de 2017 em 0905hrs Antonov aircraft Modelo AN-74 TK-100, registrada UR-CKC, de propriedade da SWIFT SOLUTION FZC, operada pela CAVOK Airlines LLC na pista 29 durante uma decolagem rejeitada no Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe. 


O Capitão, o Primeiro Oficial, o Engenheiro de Voo e dois engenheiros de manutenção a bordo foram resgatados ilesos, exceto o Navegador de Vôo, que sofreu uma lesão no pé esquerdo e algumas pequenas contusões. O voo de regresso não programado para Accra foi iniciado de acordo com os regulamentos apropriados. Condições meteorológicas visuais prevaleceram, e um plano de voo das regras de voo por instrumentos foi arquivado. 


As questões de segurança discutidas neste relatório concentraram-se em descolagens rejeitadas e procedimentos de descolagem rejeitados; conformidade com SOP, outras listas de verificação e manuais relacionados, treinamento de tripulação de voo para cenários de RTO; desempenho da tripulação de voo, incluindo a ação do capitão para iniciar um RTO após V1 e CRM. 


Nove recomendações de segurança foram feitas neste relatório e destinam-se a: Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), São Tomé, Ucrânia Autoridade de Aviação Civil e CAVOK AIR, LLC, Ucrânia. 


Fator causal  - A investigação determina que a causa deste acidente foi: Devido à presença de aves na pista, a decolagem foi rejeitada a uma velocidade acima da velocidade de decisão V1, que era inconsistente com os Procedimentos Operacionais Padrão (SOP) da CAVOK. 


Fatores Contributivos - Os fatores que contribuem para este acidente incluem, mas não estão limitados ao seguinte: Falha da tripulação em implantar interceptadores (freios de velocidade / spoilers). Treinamento inadequado da tripulação de voo em detalhes de cenários de procedimentos de descolagem rejeitados. A omissão do briefing de descolagem na lista de verificação de Operações Normais do CAVOK. Gerenciamento de recursos de tripulação (CRM), especialmente em uma operação de voo de várias tripulações. 


Recomendações de segurança  - Instituto Nacional de Aviação Civil Deve melhorar o programa de gestão de habitats (incluindo a redução ou eliminação de árvores, arbustos e outras plantas que fornecem comida, abrigo ou locais de descanso para as aves) Deve melhorar a sua gestão de grama de aeródromo apropriada para as espécies prevalentes e o grau de risco que elas representam. Deve fazer a ligação com os habitantes locais para limitar a atração de aves aos campos (nas proximidades do aeroporto). 


Deve instalar equipamento de radar especializado em terra, usado para a detecção tática de grandes aves reunidas. Deve adotar e estender a Área de Segurança do Final da Pista de acordo com os padrões da ICAO. Deve incluir as informações sobre o desfiladeiro no final da RWY 29 no AIP e enviá-lo como Aviso aos Militares Aéreos (NOTAM).

Autoridade de Aviação Civil da Ucrânia  -Deve melhorar suas funções de supervisão, analisando todos os itens relacionados à segurança pertinentes às listas de verificação e manuais dos operadores.



Companhias Aéreas de CAVOK  -Deve rever seu programa de treinamento de Retomada Rejeitada (RTO) para incorporar um robusto plano de treinamento de RTO para treinamento e avaliação inicial e recorrente de simulador de aeronaves, para incluir cenários inesperados e tomada de decisões de parada e saída. Deveria revisar sua lista de verificação de Operações Normais para incluir a decolagem AIB Releases First International Investigations In São Tomé - Oriental


Nenhum comentário :