MARCELO NA ILHA DO PRÍNCIPE - TAMBÉM FOI À PROCURA DAS
ESTRELAS NO CÉU
PRP
|
JTM
|
As atenções mundiais da astronomia convergiram, ontem, dia 29 e vão continuar a a convergir não só para admirar a espantosa beleza luxuriante da Ilha do Principe, como, especialmente, para a Roça Sundy, bem como em direção ao coração da pequena cidade de Sobral, no Estado de Ceará, no Brasil, sítios, escolhidos, há cem anos, em 29-05-1919, por duas exposições, lideradas pelo Reino Unido, para fotografar e garantir boas condições para a visualização do eclipse solar - Uma na ilha são-tomense do Príncipe – chefiada por Arthur Eddington – e outra em Sobral (Ceará), liderada por Andrew Crommelin, para comprovar a hipótese do encurvamento gravitacional da luz, formulada quatro anos antes pelo físico alemão Einstein.
STP-PRESS
|
"As comemorações do centenário da confirmação da Teoria da Relatividade de Albert Einsteein, estão em andamento em todo o mundo, diz a .Royal Astronomical Society
Na Ilha do Principe, no mesmo local, 100 anos depois, o acontecimento cientifico foi recordado, ontem e no periodo da manhã, com a inauguração do denominado espaço científico da Sundy
PRP
|
As importantes cerimónias comemorativas, contaram com a participação, além do Presidente da República de STP, Evaristo Carvalho, do Primeiro-Ministro Jorge Bom Jesus e do Presidente do Governo Regional, José Cassandra, com as presenças do Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné Equatorial, Simeon Oyono Esono, entre outras individualidades, cientistas e especialistas de vários cantos do mundo.
STP-PRESS
|
![]() |
WEB |
PRP
|
No Brasil, as comemorações, foram assinaladas um exposição "O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS", inaugurada, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, para comemorar os 100 anos da expedição que confirmou a Teoria da Relatividade Geral com a observação de um eclipse solar na cidade cearense.

A entrada no museu é gratuita, e a exposição apresenta o contexto de que Einstein partiu para formular a teoria que mudou os rumos da ciência. O visitante percorre também os desafios da expedição que levou os britânicos a Sobral e conta com recursos interativos para explicar como as fotos comprovaram o que Einstein havia proposto. http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-05/exposicao-explica-relatividade-e-aventura-para-ver-eclipse-em-sobral

Entre os objetos expostos, constam: um telescópio da época, as chapas fotográficas obtidas da protuberância solar na ilha do Príncipe, o livro de visitas do OAL assinado pelos astrónomos que conduziram as expedições científicas ao Sobral e à roça Sundy e correspondência trocada com o observatório astronómico português.https://www.dn.pt/lusa/interior/lisboa-evoca-centenario-de-observacao-de-eclipse-solar-que-validou-teoria-de-einstein-10863712.html




“Mundo celebra centenário de confirmação da relatividade”
É referido pelo Royal Astronomical Society que a confirmação da “teoria geral da relatividade de Einstein mudou fundamentalmente nossa compreensão da física e da astronomia, e sustenta tecnologias modernas críticas, como o Sistema de Posicionamento Global (GPS) baseado em satélites. Uma série de eventos públicos no Reino Unido e em todo o mundo marcará este aniversário seminal.
A teoria da relatividade é essencial para a operação correta dos sistemas de GPS, que, por sua vez, são usados em muitas aplicações comuns, incluindo sistemas de navegação por satélite de veículos (SatNav), previsão do tempo e serviços de emergência e desastres. No entanto, o mundo teve que esperar décadas antes que as aplicações desse resultado de céu azul pudessem ser realizadas.

Este efeito é mensurável durante um eclipse solar, quando a luz do Sol é bloqueada pela lua. Nesses momentos, a luz das estrelas de fundo mais próximas da borda do Sol é dobrada e, portanto, essas estrelas parecem estar em posições ligeiramente diferentes em comparação a quando são observadas em outros momentos.

As expedições foram financiadas em conjunto pela Royal Astronomical Society (RAS), a Royal Society e a Royal Irish Academy, e organizadas pelo Royal Observatory Greenwich.Quando os resultados foram anunciados em uma reunião conjunta da RAS e Royal Society em novembro do mesmo ano, tornou Einstein mundialmente famoso em poucos dias.
Na Burlington House, em Londres, nos dias 29 e 31 de maio, a Royal Astronomical Society sediará eventos de observação solar (se o clima permitir), e a biblioteca exibirá imagens históricas e documentos relacionados ao eclipse de 1919. Os visitantes também encontrarão atores representando os papéis de Arthur Eddington e Albert Einstein.
Outras atividades comemorativas serão realizadas no Reino Unido, Portugal, Principe, Sobral e em todo o mundo: mais informações sobre todos os eventos podem ser encontradas na página de eventos do Eclipse 1919 [eclipse1919.org/index.php/events ].

Em novembro, a RAS e a Royal Society irão sediar uma conferência e um evento público marcando o 100º aniversário do anúncio dos resultados. A comemoração faz parte do centenário da União Astronômica Internacional, fundada em 1919, com mais de 200 escolas em todo o mundo inscritas para explorar o papel da gravidade na astronomia. https://phys.org/news/2019-05-world-celebrates-centenary-relativity.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário