expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

S. Tomé - Presidente da CEEAC tem relatório pronto sobre a alegada tentativa de golpe de Estado em 25 de Novembro - Assegurou que as provas contidas neste relatório são irrefutáveis, já que "foram publicadas pelos próprios protagonistas". -Governo lamenta a atitude do Presidente da Comissão, económica da África Central, e considerou que o pronunciamento de Gilberto Veríssimo, «põe em causa o bom nome do País».

 Jorge Trabulo Marques - Jornalista 

Executivo liderado por Patrice Trovoada, declarou no comunicado, que apesar de não conhecer as conclusões do relatório preliminar da CEEAC, «não entende a intenção, nem a razão de tais expedientes, pelo que repudia e condena de forma veemente a atitude do Presidente da Comissão Económica dos Estados da África Central

Na entrevista à Rádio França Internacional Gilberto Veríssimo anunciou que uma equipa de peritos da Comunidade dos Estados da África Central, realizou um inquérito sobre os acontecimentos de 25 de novembro de 2022, em São Tomé.

O inquérito no terreno demorou 30 dias. Gilberto veríssimo e adiantou que já tem em mãos o relatório preliminar, que será entregue aos chefes de estados da União Africana na cimeira de 25 de fevereiro na República Democrática do Congo.

«Felizmente naquilo que aconteceu em São Tomé, as provas são públicas. Alguns dos protagonistas deram-se ao desfrute bizarro, de fazerem fotografias e filmagens e divulgaram como se trata-se de algo normal», denunciou.





O Presidente da Comissão Económica da África Central, explicou que tais provas «foram apreciadas pela nossa missão, e isso é que nos permitirá também fazer o relatório aos Chefes de Estados».
Gilberto Veríssimo visitou São Tomé e Príncipe logo após a tentativa de golpe de Estado que decorreu no dia 25 de Novembro de 2022 e, a pedido das autoridades são-tomenses, a CEEAC enviou uma missão ao país durante um mês que elaborou as suas conclusões sobre o que se passou naquela madrugada.


"A pedido do senhor Presidente da República e do senhor primeiro-ministro, nós enviámos no dia 29 de Novembro uma missão de constatação de factos, missão que esteve até 21 de Dezembro em São Tomé e Príncipe e que teve oportunidade de tratar com algumas autoridades e visitar o quartel em que ocorreram os factos e os protagonistas.

Há um relatório preliminar, que já está em minha posse, e que eu apresentarei aos chefes de Estado a CEEAC a 25 de Fevereiro", declarou o diplomata angolano.


Sem adiantar o conteúdo deste relatório, Gilberto Veríssimo assegurou que as provas contidas neste relatório são irrefutáveis, já que "foram publicadas pelos próprios protagonistas".

O líder da CEEAC que está Addis Abeba para participar no Conselho Executivo e na Cimeira da União Africana, tem também outros temas quentes em mãos, nomeadamente uma investigação sobre os protestos de 20 de Outubro no Chade, onde mais de 600 pessoas foram presas e 50 mortas em diferentes cidades por se oporem ao actual Governo, escolhido pelos militares. Neste ponto, o presidente da CEEAC indica que há "progressos" e "evoluções".

Nenhum comentário :