expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Dia do Anjo da Guarda – 2 de Outubro – Cada um tem o seu anjo desde que nasceu – Eu penso que também sempre tive o meu – Que me salvou de ser afogado à flor das vagas de um imenso mar e sob o teto de um infinito céu.

Jorge Trabulo Marques - Antigo navegador solitário no Golfo da Guine  1975

Hoje, 2 de Outubro, celebra-se o Dia do Anjo da Guarda. Cada um desde que nasceu, tem o seu anjo da guarda . Eu penso que também sempre tive o meu - Me acompanhou e salvou no mar dos tornados e tubarões a bordo de uma frágil piroga, naqueles meus tormentosos 38 longos e dramáticos dias.

De todo submetido ao sol a pino e calor abrasador do Equador!

Ou envolvo pelo tumultuar das trevas mais densas e escurecidas!

Ó luminosos, divinos e protetores anjos dos céus!
Depois de tantos combates no mar dos tornados e tubarões
Oh Deus Meu!.. Ó Deus dos céus! Queridos Anjos dos Céus!
Mesmo assim, embora de fome e sede muito ressequido!
Torturado por mil angustias e infindas incertezas e ansiedades!
Abandonado ao sabor de alterosas vagas e brutais tempestades!
Vós, ó meu anjo dos Céus! Talvez nas alturas meio adormecido
por tantas infinitas horas de sentinelas à Terra e aos Céus
mas sempre atento, silencioso, protetor e vigilante
creio que em instante algum me abandonastes!
Nunca me olvidastes à vida! - À luta e a sempre resistido!
A água do mar ainda permaneceu esverdeada de um azul retinto
Porém, meus olhos, embora vertessem lágrimas de maresia e sal
Em momento algum, se cansaram ou deixaram se se arregalar!
De, em todo aquele vasto e imenso perímetro de céu e mar"
De escorrer e de orar sucessivos rosários de sentidas orações!



Irradiai, pois, sobre mim, ó bem-aventurada luz dos céus,
para que eu, puro como vós, liberto de toda a mácula,
possa celebrar, em uníssono, o meu e o vosso canto!
Ó rutilantes sementeiras de estrelas,
labaredas e labaredas de constelações,
miríades e miríades de pequeníssimos pontos
de sois e de planetas,
esquecidos e perdidos
no imenso firmamento!
Escutai as minhas preces,
tal como eu escuto o vosso silêncio!
Sondai o meu pensamento,
tal como eu perscruto, no caos longínquo,
os ténues rumores,
os débeis ecos
trazidos pelos ventos
que, embora soltos há muitas eras,
e já fora do espaço e do tempo,
creio que ainda, há momentos,
em que se ouvem e sopram!

Ó fonte clara de luz,
astral sublime e luminosa voz!
Belo é o teu manto estrelado, e ditosa e bela
é também a minha terra materna, onde vos canto!

Sim, creio, que, sem a minha determinada força de vontade
e a minha fé que representa a divina luz dos anjos dos céus

dificilmente teria sobrevivido, Ó Deus das alturas! Ó Deus





 

Nenhum comentário :