expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 14 de abril de 2024

TITANIC - Naufragou há 112 anos – Singela Homenagem de quem viveu como eu, há 49 anos, o sufoco aflitivo das ondas – Ocorreu na noite de 14 de abril de 1912, às 23horas 40 m, durante sua viagem inaugural


Jorge Trabulo Marques - Jornalista e antigo navegador solitário em pirogas de S. Tomé

É o navio mais famoso da história, afundado por um iceberg na sua primeira e única viagem através do oceano. Repousa a 3.800 metros de profundidade - Sob as coordenadas 41º 43' 35" N, 49º 56' 54" W  O naufrágio ocorreu na noite de 14 de abril de 1912, na sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York – Morreram 1.517 pessoas e 706 sobreviventes, no Atlântico Norte, quatro dias após o início de sua viagem inaugural,

Náufragos do desespero!
das inumeráveis viagens inacabadas,
dos inarráveis rumos que foram traçados
e dramaticamente, riscados,
abruptamente destroçados, 
afundados no torvelinho das águas!..


Tal como vós, também um dia parti de um porto,
de um indistinto porto tracei meu rumo,
perdi-me, voguei errabundo, fui náufrago!...
Vivi todas as  sensações e emoções do mundo,
como só talvez as  viva intensamente 
quem se abra de corpo aberto
e coração fundido à pulsação
desse plangente limite,
viscoso, movediço, sorvente!
-  Na tumultuosa e erma vastidão! 


  Naufraguei!...
Vi-me ignorado  de toda a palavra,
irradiado do próprio sonho,
felizmente resisti  e sobrevivi!
Náufragos, irmãos meus!
Afinal, irmãos de todos os homens,
de todos os seres e de todas as coisas! 
Ricos ou pobres - O sufoco do mar não os distingue,
engole-os e traga-os a todos por igual.

Tal como vós, ó náufragos do Titanic,
 fiz do meu pequeno barco
não a mansão luxuosa 
mas o mesmo lar no grande mar!...
e, através das suas ondas,
rugidoras de presságios,
se não tive a  vossa sorte,
quantas vezes naveguei e aspirei,
em cada espuma,
em cada noite cerrada,
em erma bruma,
um perfume salgado de morte!...




Nenhum comentário :