expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Manuel Bernardo – Poeta São-Tomense - E o seu novo livro INQUIETAÇÕES - Recentemente editado em Lisboa - Uma viagem no tempo onde a emoção e a razão falam ao coração

                                                      
                                                  Jorge Trabulo Marques - Jornalista 

O livro  INQUIETAÇÕES Foi recentemente lançado em Portugal pela editora ”Cordel d’Prata” De autoria de Manuel Bernardo, ex-professor, jornalista e dramaturgo – Há mais de vinte anos a residir em Portugal, atualmente a trabalhar na construção civil - Distinguido pelo Instituto Camões Menção honrosa e prémio poesia (CPLP) 2000 Rotary Clube Porto Foz.

                  

INQUEITAÇÕES, titulo de um dos seus poemas, com que intitulou também a sua obra poética - Um belo livro de poesia, definido como “uma viagem no tempo, com 55 poemas, onde a emoção e a razão falam ao coração, distribuídos por 125 páginas, alguns dos quais dedicados a poetas, escritores e pessoas amigas do seu país.

Títulos como: Amizade; Amigo; Amor com Amor; Loucura; Encanto; Paixão; Ser Poeta; O Poeta; Providência, Navegante; Inquietações -  que serve de titulo ao seu Livro; Não existo; SOS; Antes Fosse Cego; A Magia da Ilusão; Quem Sou?; Trindade; Gravana Agreste; Nas Roças; Esperança das Esperanças; Tambor; África; o Grito; Leve-Leve; Longe de Ti; O Regresso; Quintal Grande; Morena; Terra-Mãe., entre outros sugestivos títulos

Tive a oportunidade e o prazer de me reencontrar, com Manuel Bernardo, na tarde deste último sábado e domingo, em Lisboa, que teve a amabilidade de me oferecer o seu mais recente livro de poesia, cuja leitura me encantou e que recomendo -Pode ser encontrado nas livrarias da FNAC, Bertrand ou através de encomendas pela internet, nomeadamente pela Amazon

“É uma viagem pelo sentimento, onde a emoção e a razão excedem a expectativa do leitor, através dos temas intemporais como o amor, a amizade, a natureza, o culto da mulher, a beleza e a poesia em si mesma. Tendo como soneto a evidência maior na sua composição técnica, o Inquietações reflete a consciência que o autor tem de si mesmo e do mundo que o rodeia. Os elementos, fornecidos pela linguagem, vão além das expressões literárias.


NAS ROÇAS

Encontrei a minha enxada sucata

Distraída  debaixo de um trono na Milagrosa,

A ideia de lapidar terras em Santa Margarida

Lavrava-me a cabeça lá no Monte Café,

No Uba-Budo a minha enxada não era  de gabar.

Mas lá estava eu a moldar  terras na Água Izé

Com a minha enxada sucata no Rio do Ouro

 

Nos canteiros esculpidos  pela minha enxada

Lancei um, dois, três…Sei lá quantos grãos

Que voaram da cova das minhas mãos

Nas roças Diogo Vaz, Santa  Catarina e Sundy.

 

Veio o sol e foi-se a chuva para meu espanto,

Um chuvisco gordo borrifou um punhado de barro

Para desvendar o segredo oculto  das terras húmidas

Da Ribeira Peixe, S. João dos Angolares e Colónia Açoreana,

E os meus pés afundavam-se  como afundava a enxada sucata

No Porto que fora Real na Alegre que já era.

E o segredo oculto das terras era a minha enxada sucata .

E a minha enxada sucata

É povo nas encostas resgatando a liberdade. 

Nenhum comentário :