expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

S. Tomé - Recordando momentos felizes partilhados na vida de três presidentes de S. Tomé e Príncipe - De três das principais figuras nacionais destas maravilhosas ilhas verdes do Equador - Um dos quais é já uma saudade – O meu abraço amigo e votos de dias tranquilos e com saúde aos que ainda vão resistindo às vicissitudes da vida .


Oh!... maravilha dos mais belos  jardins celestes!
- Meu Paraíso Terrestre Encantado! - Possa eu voltar
a ter o prazer de  andarilhar, sentir debaixo  dos meus pés
as areias macias mergulhadas nas quentes ondas que vão e vêm
no seu vai e vem perpétuo, a virem e a recuarem, a desfazerem-se
em marulhos  de espuma efervescente - Ora sopradas por brisas mornas,
a espalharem-se e a desfazerem-se na fímbria branca e azulínea,
ora  atiçadas pelas fortes ventanias dos tornados,
por rajadas de vendavais, seguidas de turbulentas e  iradas vagas!...
- Sem dúvida!... Não há prazer igual!...Pisar  as  praias brancas de areia  fina
das Ilhas de São Tomé e Príncipe  -  É mais de que uma sublime graça divina!



Uma das distintas figuras,  com quem tive a honra e a grata satisfação  de dialogar, antes da independência de S. Tomé e Príncipe e de quem, com igual simpatia e cordialidade, me despedi ao deixar esta maravilhosa Ilha para tentar a travessia oceânica, numa frágil piroga, de S. Tomé ao Brasil -

Mas só, 39 anos mais tarde, o pude voltar aqui a reencontrar e abraçar, concedendo-me a honra e o prazer de me receber na sua residência oficial, no morro da Trindade – Gesto amigo e cordial, que muito me sensibilizou, de particular significado na minha vida profissional e do amor a uma terra, ao seu Povo, pacifico e generoso, a que me sinto ligado por laços de profundo afeto, como se fosse a terra onde nasci, como se fosse também um dos seus filh




Nasceu no dia 5 de Agosto de 1937 em Água Grande – Já lá vão 85 anos mas a vida não se esgota na contagem das gravanas na sua amada ilha mas na forma intensa, sábia, inteligente  e dedicada, como se persegue um ideal, como se dá sentido à vida! – E a do Dr. Manuel Pinto da Costa, tem sido uma vida, particularmente exemplar, dedicada à causa pública, à fundação e aos destinos da sua amada pátria, de quem sente o apelo, de um dever de consciência e de entrega, não olha a sacrifício




Fradique Bandeira Melo de Menezes, nasceu em  Água Têlha, Mé-Zóchi, a 21 de Março de 1942 Foi presidente de seu país desde 3 de Setembro de 2001 até 3 de Setembro de 2011. A 16 de Julho de 2003, enquanto fazia uma visita oficial à Nigéria, o militar Fernando Pereira tentou derrubá-lo mediante um golpe de estado, porém Fradique foi restaurado no poder a 23 de julho do mesmo ano. –



“Nascido numa família de ascendência nobre, mantém a ligação à terra do pai e aos amigos que fez durante o liceu. A família, dita "de pergaminhos" e segundo Pedro de Menezes remontando a Leonor Telles, mulher do rei D. Fernando -  aliás,  Duarte Pio de Bragança deslocou-se a São Tomé para entregar a Fradique de Menezes as "armas" respetivas 





Evaristo do Espírito Santo Carvalho, pais de mais de 20 filhos, meu antigo colega na Brigada de Fomento Agropecuário - Nascido em (Bombom, 22 de outubro de 1942 — Faleceu em Lisboa, em 28 de maio de 2022 - Foi presidente de São Tomé e Príncipe de 3 de setembro de 2016 até 2 de outubro de 2021. Anteriormente, ele foi o primeiro-ministro do país em duas ocasiões em 1994 e entre 2001 e 2002


Conhecemos-nos  desse o tempo em que ambos trabalhávamos na Brigada de Fomento Agro-Pecuária: ele, como chefe de secretaria - num posto a que raros santomenses logravam alcançar - eu, como simples técnico agrícola estagiário


Nenhum comentário :