expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 7 de janeiro de 2024

S. Tomé e Príncipe. E a gastronomia das ilhas dos mil sabores e cores - Do melhor que a terra produz todo o ano

Jorge Trabulo Marques - Jornalista 

Em qualquer povoação, vila ou cidade, ou junto a caminho do mato ou da estrada, há sempre um lugar aprazível onde o visitante ou residente poderá desfrutar dos deliciosos sabores dos pratos típicos e descobrir nestas paradisíacas ilhas, a banana, a fruta- pão, o peixe, o búzio, o calulu, os mariscos, uma diversificada e magnifica ementa e por um preço bem mais em conta de que noutras paragens.

Pena os salários ali serem tão modestos e a pesca à volta das ilhas, base principal da confeção de muitos dos saborosos pratos, estar a ser varrida por frotas estrangeiras, tornando-se cada vez mais difícil aos pescadores das canoas, encontrarem peixe nas proximidades da orla marítima. .

Em Tomé e Príncipe o tipo de gastronomia é influenciado não só pela história do passado (descobrimento, povoação e colonização), mas também pela própria localização geográfica do país e tipo de clima existente.

Tal como é referido, "as características climáticas permitiram o desenvolvimento de várias espécies de vegetais que se refletem grandemente na cozinha são-tomense. Assim os tipos de pratos típicos existentes são: Ijogó, BláBlá, Izaquente, Calúlú, Kisaca, Feijão a moda da terra, Soô de matabala, Fruta-pão com peixe salgado, Pirão de farinha de mandioca, Polvo, Omelete a moda da terra, pastéis de matabala, Molho Fogo, Azagoa, Mbelela, Fungi Maguita, Lússua entre outros.







 

Nenhum comentário :