expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Parabéns Dr. Manuel Pinto da Costa – Completa hoje mais um ano de vida, 88, o 1º Presidente da República de S. Tomé e Príncipe e 1º líder do MLSTP figura histórica e incontornável da nacionalidade santomense- Depois da sua passagem pela presidência, o dominio governativo e ditatorial de Patrice Trovoada, tem acentuado a emigração e a probreza do pacifico povo nestas maravihosas ilhas do Equador. Além dos honrosos diáolgos que tive a oportunidade e o prazer antes e depois da independência no seu país, o mesmo tem sucedido em Portugal

Jorge Trabulo Marques - jornalista e antigo co-respondente, em STP,  da Revista Semana Ilustrada, de Luanda  - 1970 a Março de 75 



Meus Parabéns, Caro Presidente
E votos de um dia feliz, com saúde e de que este dia se repita por outras gravanas com alegria e tranquilidade 







Hoje é um dia muito especial na vida de Manuel Pinto da Costa – Um dos principais rostos da nacionalidade santomense: - cofundador e dirigente do MLSTP, e o primeiro Presidente da República Democrática de S. Tomé e Príncipe –  Falar do seu nome, é associar a imagem  e o perfil  a uma das mais heróicas e ilustres figuras destas Ilhas maravilhosas do Equador. 

Nasceu no dia 5 de agosto de 1937 em Água Grande – Já lá vão 88 anos mas a vida não se esgota na contagem das gravanas na sua amada ilha mas na forma intensa, sábia, inteligente  e dedicada, como se persegue um ideal, como se dá sentido à vida! – E a do Presidente, Dr. Manuel Pinto da Costa, tem sido uma vida, particularmente exemplar, dedicada à causa pública, à fundação e aos destinos da sua amada pátria, de quem sente o apelo, de um dever de consciência e de entrega, não olha a sacrifícios 

Uma das distintas figuras,  com quem tive a honra e a grata satisfação  de dialogar, antes da independência de S. Tomé e Príncipe e de quem, com igual simpatia e cordialidade, me despedi ao deixar esta maravilhosa Ilha para tentar a travessia oceânica, numa frágil piroga, de S. Tomé ao Brasil - Mas só, 39 anos mais tarde, o poder voltar aqui a reencontrar e abraçar, concedendo-me a honra e o prazer de me receber na sua residência oficial, no morro da Trindade – Gesto amigo e cordial, que muito me sensibilizou, de particular significado na minha vida profissional e do amor a uma terra, ao seu Povo, pacifico e generoso, a que me sinto ligado por laços de profundo afeto, como se fosse a terra onde nasci, como se fosse também um dos seus filhos. 

Além disso, estou-lhe também profundamente grato pelo gesto amigo e cordial, com que  me distinguiu, ao proporcionar-me o alojamento numa das vivendas do Palácio do Povo, no meu reencontro com S. Tomé, com o fim de me associar às comemorações dos 40 anos da Independência, bem como apresentar a exposição das minhas aventuras marítimas, assim como poder continuar o estudo das gravuras que julgo ter descoberto, em Anambô

Muito obrigado, Caro  Presidente (sim, enquanto viver continuará a ser genuína imagem de uma Nação!) 

Obrigado, Manuel Pinto da Costa, por todos estes gestos, tão amáveis e significativos, com  um abraço caloroso e desejos das maiores felicidades e de que a saúde nunca lhe falte, para que continue a ser a Voz e a Mais Credível Referência para o bem-estar e progresso do Povo de S. Tomé e Príncipe  - E os votos de que, tal como diz,  “ o diálogo construtivo, nunca será uma causa perdida”




Eu não tenho ambições de liderar nada mas estou disponível a dar o meu contributo naquilo em que possa ser útil. - Primeira parte de uma interessante  e honrosa entrevista que, 
Manuel Pinto da Costa, me concedeu, aquando da minha deslocação a São Tomé,  a convite da Associação de jornalistas de STP, para a participar  no  Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em 3 de Maio de 2019 .  
https://canoasdomar.blogspot.com/2020/06/manuel-pinto-da-costa-o-ex-presidente.html


PRINCÍPIOS NORTEADORES DE UM NACIONALISTA E IDEALISTA CONVICTO


02/09/2011 “ Luta contra a pobreza, combate a corrupção e promoção da Unidade Nacional, são os três eixos da proposta eleitoral de Pinto da Costa, que mereceu aprovação da maioria do eleitorado são-tomense, tanto no país como na diáspora.

(…) Doutor em economia pela Faculdade de Berlim, antiga República Democrática Alemã, Manuel Pinto da Costa, membro fundador do Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe, primeira organização independentista são-tomense, acabou por ser figura de consenso no seio dos nacionalistas radicados no estrangeiro, para dirigir a nova organização política o MLSTP e consequentemente o novo país independente.
A sua influência na luta pela libertação de São Tomé e Príncipe começou a ser exercida ainda como estudante. Na década de 60 foi eleito secretário para informação e propaganda da União Geral dos Estudantes da África Negra, sedeada em Rabat Marrocos.

Durante 15 anos presidiu os destinos de São Tomé e Príncipe, de 12 de Julho 1975 à 3 de Abril de 1991. –” – Excerto de um artigo de Abel Veiga – na altura em que acabava  de ser eleito para um segundo mandato. Pinto da Costa novo Presidente de São Tomé e Príncipe



O cofundador da Nacionalidade Santomense, continua  acreditar  nas potencialidades do seu pais - Reconhece que “São Tomé e Principe tem um enorme desafio,  de um pais no Golfo da Guiné, potencialmente rico , com muitas possibilidades!... Não tem que ter necessariamente petróleo!..Temos uma situação geográfica invejável  no mundo de hoje" - . Palavras da honrosa entrevista que me concedeu, na sua residência.


Não era ficção mas surpreendente realidade: ver à minha frente o mesmo homem, com o mesmo perfil, a mesma determinação, bonomia, o mesmo entusiasmo e seriedade, e até ainda exteriorizando  uma grande juventude,  que aceitara a duríssima  tarefa de conduzir os destinos do seu jovem país, em levar por diante a pesadíssima herança colonial, com apenas quatro licenciados e roças abandonadas - Pena, no entanto, que estas não  tivessem sido preservadas - Mas também é verdade que a memória destas grandes propriedades, onde os trablhadores nativos, não iam além de capatazes, tão não era muito estimuladora.






Alguns momentos dos reencontros do repórter o primeiro Presidente da República Democrática de S.Tomé e Príncipe. O defensor do diálogo interpartidários e nos conflitos mundiais - Nomeadamente o da Ucrânia. “As armas não vão resolver nada!... “Tem que haver diálogo entre as partes!” - Declarou-me, em  Portugal, em Fevereiro de 2023

Manuel Pinto da Costa, tem tido uma vida, particularmente exemplar, dedicada à causa pública, à fundação e aos destinos da sua amada pátria, como consciência de dever e de entrega a uma nação.

Foi um dos rostos do MLSTP, com quem tive o prazer de dialogar, antes da independência de S. Tomé e Príncipe e de quem, com igual simpatia e cordialidade, me despedi ao deixar esta maravilhosa Ilha para tentar a travessia oceânica, numa frágil piroga, de S. Tomé ao Brasil, que resultaria numa duríssima odisseia de 38 dias, por via de um violenta tempestade. Mas só 39 anos mais tarde, em Nov de 2014, pude, finalmente,   regressar a esta maravilhosa Ilha, tendo-me  dado a honra e o prazer de me receber na sua residência oficial, no morro da Trindade.

Gesto honroso e cordial, que viria repetir-se  de 2015, no Palácio do Povo, quando regressei a S. Tomé para me associar-me às comemorações dos 40 anos da Independência, bem como apresentar a exposição das minhas aventuras marítimas 

E, depois, em Fevereiro e Março de 2016, na altura em que, além de ter ido acompanhar uma equipa de alpinistas de Portugal a S. Tomé, me desloquei também com o intuito  de prosseguir as minhas pesquisas - neste caso de arqueológicas- do passado histórico das ilhas, na sequência das minhas travessias marítimas, solidárias, em frágeis pirogas nativas, que tinham também como um dos objetivos demonstrar ,a possibilidade das ilhas do Golfo da Guiné – à semelhança das ilhas do Pacífico. terem sido originalmente ligadas e povoadas por autóctones da costa africana.

Gesto amigo e cordial, que muito me sensibilizou, de particular significado na minha vida profissional e do amor e dedicação que tenho votado a uma terra, que considero como minha, como se também fosse um dos seus filhos. Além disso, estou-lhe também profundamente grato pelo gesto generoso, com que me distinguiu, ao proporcionar-me o alojamento numa das vivendas do Palácio do Povo

12 de Julho de 2015 - 
"Herdámos terras e explorações agrícolas, base da nossa economia, abandonada. Uma a administração pública desmantelada. Um país sem quadros formados, sem recursos financeiros. Tivemos de construir um Estado a partir do nada.

Muita coisa mudou entretanto. O mundo mudou e São Tomé e Príncipe soube acompanhar essa mudança e ser pioneiro em África na transição pacífica e tranquila do monopartidarismo para a democracia multipartidária.

Tivemos 15 anos de regime de partido único. Fizemos a mudança para a democracia pluralista há 25 anos.

Este é um percurso que nos deve orgulhar. É um património da nossa história que devemos valorizar.

Não podemos continuar a viver de saudosismos. Nem de um passado que já não volta nem daquilo que poderíamos ter feito e não fizemos.

Não podemos fazer da nossa história um alibi permanente para a situação em que o país se encontra nem justificação para que São Tomé e Príncipe  não arranque em direcção ao progresso.


Temos de ser capazes de assumir os erros cometidos com humildade porque todos os cometeram e a, partir daí, ultrapassar o passado, encarar com realismo o presente e construir, com esperança, o futuro.
Gostaria, a este propósito, saudando calorosamente nesta ocasião, os povos irmãos de Moçambique, Angola, Cabo-Verde e Guiné Bissau que celebram como nós a independência, recordar e citar palavras recentes do ex-presidente Moçambicano, Armando Guebuza.
Disse este:


“O nosso maior sucesso foi termos adquirido uma identidade, podermos ter as nossas próprias opções e até cometer os nossos próprios erros”…
É na nossa identidade, que começámos a reconstruir nas quatro décadas que levamos de independência que reside a chave para o sucesso de São Tomé e Príncipe, recusando a nacionalização do pessimismo, da crítica destrutiva, do desânimo, da inércia e do isolamento insular que nos empurra constantemente para nós próprios.

TUDO SE COMPLICOU E PIOROU COM ASCESSNÃO DE PATRICE TROVOADA


Patrice Trovoada no seu estilo Rambo


São Tomé promete pagar regresso de desalojados em Portugal  - Mas que futuro poderão esperar nas ilhas, os santomenses emigrados em Portugal? – Mais um sinal de propaganda de governos com mentalidade colonial

Foi noticiado pela Lisa. No passado dia 29 de Julho, que São Tomé e Príncipe está disponível para pagar viagens de regresso aos são-tomenses desalojados do bairro do Talude Militar, em Loures, mas o porta-voz dos moradores disse à Lusa que os imigrantes não querem regressar.

Atente-se nesta noticia: A Polícia Judiciária são-tomense anunciou hoje a apreensão, no domingo, de cerca de 32 quilos de cocaína no aeroporto de São Tomé e a detenção, , de um cidadão nigeriano alegadamente envolvido no tráfico.

De acordo com a responsável, as drogas vieram do Brasil, passando por Portugal, sendo São Tomé e Príncipe o destino final, e chegaram ao país em quatro volumes “dissimuladas em ‘kits’ para bebés”.

DESPORTOS DE COMBATE A GRANDE PAIXÃO DE PATRICE TROVOADA - DO BON-VIVANT -Diz na  sua biografia 


Patrice Emery Trovoada, que se diz professo da doutrina de Maomé mas que não dispensa o luxo, a boas comesainas e um bom tintol"Prefiro não beber vinho para beber de vez em quando um bom vinho, não comer carne, para comer de vez em quando uma boa carne, gosto de saborear a vida, sou um 'bom-vivant'".  
 
“Casado com uma maliana, é pai de sete filhos. Diz que gosta da vida familiar e considera a esposa como "uma das maiores sortes" que já teve."Um bom político precisa de ter uma grande senhora em casa. É meu caso".


ESTA É A REFORMA TRANQUILA DE P.TROVOADA
 Entre as suas paixões, elege os desportos de combate, que pratica desde pequeno, e hoje em dia faz boxe tailandês, (muay thai) seis vezes por semana com o seu "personal trainer".  
 
Muçulmano convicto, converteu-se ao islamismo em Paris em 1984, incentivado pelo amigo Ali Bongo, filho de Omar Bongo, ex-Presidente do Gabão, país onde nasceu e onde passou a adolescência.  


"Tínhamos namoradas nos mesmos círculos. Durante as férias escolares, corríamos a cidade de motos (...) eu ia com o Ali Bongo no seu Maserati...", descreveu, no posfácio da sua biografia autorizada, "Patrice Trovoada - Uma voz africana", de Carlos Oliveira Santos, lançada em Setembro.  
São Tomé e Príncipe/ Perfil: Patrice Trovoada, o 'bon-vivant' -

ESTES GOLPES PALACIANOS ,  NÃO SÃO NOVIDADE  6 juin 2018Coup d’État à São Tomé-et-Prìncipe : les dessous de l’opération « Àguia »

Une tentative de coup d’État armé contre le Premier ministre de l’archipel a été déjouée le 21 juin. Un sergent et un ancien ministre ont été arrêtés. Une opération qui intervient trois mois avant les prochaines élections législatives.  https://www.jeuneafrique.com/583625/politique/coup-detat-a-sao-tome-et-principe-les-dessous-de-loperation-aguia/


CRONOLOGIA DOS ALEGADOS GOLPISMOS - Fazem lembrar o Batepá

Fev 1953
Nov 2022
1º ALEGADO  GOLPISMO - 22/06/2018 Tentativa de golpe de Estado intercetada em São Tomé e Príncipe, afirma Governo Expresso | Tentativa de golpe de Estado intercetada em São Tomé e ... 23-06-2018Governo português condena tentativa de golpe em São Tomé ... 21/06/20181- Dois detidos em S. Tomé acusados de planearem morte de primeiro ...

26 de Junho – 2018 –  Juiz liberta detidos acusados de subversão por não haver provas para aplicar a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva. – Governo Português, sintonizado com a um governo corrupto e fascista, sem se importar com a veracidade dos factos, “sem ambiguidades” tentativa de subversão em São Tomé e Príncipe http://www.odisseiasnosmares.com/2018/06/sao-tome-presidente-evaristo-carvalho.html

2ALEGADO GOLPISMO - 08/08/2018  Go

Governo de São Tomé diz ter impedido “acção terrorista” contra presidente e PM Revelado plano digno de filme de ação, com poderoso armamento e uniformes falsos. Três espanhóis detidos.

Nesta operação foram detidos por enquanto três indivíduos de nacionalidade espanhola e dois cidadãos nacionais", indica o governo, num comunicado do Conselho de Ministros. Segundo o executivo, "além destas detenções, foram apreendidos na posse dos três cidadãos espanhóis que actuavam no país como mercenários, material bélico, facas de mato, granadas, binóculos e óculos de visão nocturna, uniformes estrangeiros com distintivos nacionais, entre outros – Excerto Governo de São Tomé diz ter impedido “acção terrorista09/08/2018; Espanhóis detidos por "ação terrorista" em São Tomé e Príncipe ... 08/08/2018

Chefe de estado já se deslocou 104 vezes ao estrangeiro, em seis anos, contra as 48 viagens de Mário Soares, por exemplo. Enquanto Portugal ardia, enquanto milhares e milhares de famílias agonizavam em miséria, ele, Marcelo Rebelo de Sousa, impávido e sereno preparava já a sua 98.ª viagem ao estrangeiro, sendo por isso o presidente europeu mais viajado de sempre e o segundo presidente mundial com mais viagens ao estrangeiro


8 de Março de 2025 Nove Marcelo fez 155 viagens e condecorou mais de 1.600 pessoas Marcelo foi 19 vezes a Espanha, 16 a França e 11 aos EUA. O atual chefe de Estado tomou posse pela primeira vez a 9 de março. Em 2021 voltou a vencer, iniciando um segundo mandato que terminará em 2026. Marcelo Rebelo de Sousa, eleito Presidente da República há nove anos, atribuiu até agora nos seus dois mandatos mais de 1.600 condecorações e fez 155 deslocações a países estrangeiros, das quais 20 foram visitas de Estado.

0

2 de Setembro 2023 Marcelo já quintuplicou viagens de Cavaco
Marcelo Rebelo de Sousa já visitou 52 países, num total de 132 deslocações presidenciais. Apesar de nunca ter pisado a Oceânia, é de longe o mais viajado entre os últimos cinco chefes de Estado.No espaço de uma semana, o Presidente da República deslocou-se a três países, em dois continentes diferentes: arrancou para a Polónia em visita oficial no passado dia 21, depois seguiu para a Ucrânia para uma visita de dois dias onde se encontrou com Zelensky e terminou a semana em São Tomé e Príncipe na Cimeira da CPLP. Com estas mais recentes viagens, Marcelo Rebelo de Sousa já visitou 52 países, num total de 132 deslocações presidenciais, desde que tomou posse, a 9 de março de 2016.

Patrice Trovada- Tem bons seguidores
Patrice só cá esteve 75 dias em 2015- Viagens custaram 1 milhão e 800 mil euros – diz o MLSTP ano 2015 Patrice Trovoada fez 58 viagens oficiais ao estrangeiro. Vasco Guiva deputado do MLSTP que usou da palavra, explicou que em cada viagem Patrice Trovoada, ficava ausente pelo menos 5 dias. .







ELOGIOS EM S. TOMÉ Marcelo, cadê você, eu vim aqui só pra te ver
- Marcelo dá a mão a Trovoada e faz dissipar nuvens sobre a cooperação - Quer um novo “patamar” na cooperação com São Tomé, adormecida nos tempos “de crise” - saiu finalmente e abraçou toda a praça, literalmente.

Marcelo nunca mais saía da reunião com Patrice Trovoada, (o chefe do Governo, eleito com maioria absoluta?!) , que anda descontente com o estado da cooperação portuguesa.

Portugal vai priorizar São Tomé e Príncipe - O presidente português . Marcelo Rebelo de Sousa quer fazer do arquipélago uma prioridade e ambiciona "ir mais longe" na cooperação, tendo participado na inauguração do Fórum económico bilateral.

 

Nenhum comentário :