expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 28 de dezembro de 2025

Jorge Nuno Pinto da Costa, completaria hoje 88 anos –28-12-1937 Dia assinalado com memorial junto ao Estádio do Dragão,

                   Jorge Trabulo Marques -Do meu arquivo de reportagens 


Do meu arquivo de Repórter - Jorge Nuno Pinto da Costa, completaria hoje 88 anos –28-12-1937 Dia assinalado com memorial junto ao Estádio do Dragão, em frente à galeria que alberga muitos dos momentos que fazem a história do FC Porto – grande parte deles com Jorge Nuno Pinto da Costa a dirigir o Clube. uma vida dedicada ao Futebol Clube do Porto


É recordado que, ao longo dos seus 42 anos (1982-2024) como presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa transformou o clube num gigante nacional e europeu, conquistando múltiplos títulos de futebol (incluindo Taça dos Campeões Europeus e Taça UEFA), expandindo infraestruturas como o Estádio do Dragão, e cimentando a identidade dos "Dragões", marcando o período mais glorioso e vitorioso da história portista com êxito em várias modalidades.

Jorge Nuno Pinto da Costa, nascido a 28 de dezembro de 1937 em Cedofeita, Porto, foi um dirigente desportivo lendário, célebre pela sua ironia e humor, que transformou o FC Porto numa potência, conquistando centenas de títulos (mais de 2.500, incluindo 28 internacionais) em quase 42 anos, tornando-se o dirigente desportivo mais titulado do mundo e uma figura central na história do futebol.


O lendário presidente do FC Porto, faleceu no sábado, 15 de fevereiro de 2025, aos 87 anos, após lutar contra um cancro, 2591 títulos em todas as modalidades desportivas, sendo o presidente mais titulado da história. Só no futebol, contam-se 23 campeonatos nacionais, 22 Supertaças, 16 Taças de Portugal, duas Taças Intercontinentais, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus e uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia e uma Taça da Liga.


Foram mais de 10 mil os objetos recolhidos e trabalhados pela equipa museológica do FC Porto de modo a serem preservados para, posteriormente, uma parte deles poderem integrar o Memorial permanente agora edificado.











Nenhum comentário :