expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Treinador Nuno Espírito Santo – Oriundo de uma familia Santomense, muito distinta, tendo saído do seu país, ainda muito novo – Em criança, já revelava ter muito gosto pelo futebol e ser muito inteligente - Diz o seu primo Américo da Graça Espírito Santo,

Jorge Trabulo Marques - Jornalista e foto-jornalista

O Nuno,  em garoto ele  sempre teve vontade de jogar futebol e mostrou ser muito inteligente- Diz o seu primo Américo.

Nuno Espírito Santo ou simplesmente Nuno, atual treinador  da equipa inglesa, Wolverhampton, de seu nome completo Nuno Herlander Simões Espírito Santo, embora tenha passado, até hoje, grande parte da sua vida, longe da sua maravilhosa Ilha Verde do Equador, que deixou muito novo, ele tem ali as suas raízes mais fundas – Nasceu na cidade de S. Tomé,  no dia 25 de Janeiro de 1974

O seu primo, Américo da Graça Espírito Santo, que, entrevistei em S. Tomé, em Maio do ano passado, diz que, em garoto, quando jogava futebol no quintal,  ele  já mostrava ser muito inteligente e muito bom: desde pequeno, sempre gostou de jogar –  Diz  sentir muito orgulho pela sua carreia, que tem acompanhado, desde os tempos em que ele foi guarda-redes do Futebol Clube do Porto.

No video, que, aqui lhe mostro, além da breve  entrevista que, Nuno Espírito Santo, me concedeu, no final da Taça de Portugal, 2013-14, que o Rio Ave,  de que era então treinador, perdeu com o Benfica, pelo magro resultado de 1-0, ouça também  as revelações do seu primo, Américo da Graça Espírito Santo, acerca do talento, que já revelava para o futebol, em garoto..


NUNO ESPÍRITO SANTO, O TREINADOR  SANTOMENSE,   JÁ TEM UM BUSTO EM WOLVERHAMPTON - Para o plantel da equipa inglesa, Nuno foi buscar alguns jogadores portugueses

 Está a  fazer uma brilhante carreira, como treinador e a superar as expectativas na liga inglesa – Catapultado pelo Futebol Cube do Porto, onde foi guarda-redes e treinador, Em Julho de 2002 fez parte da equipa que venceu a Liga dos Campeões Europeus de 2003-04- 

 Nuno Espírito Santo, um dos  treinadores, no top da futebol europeu- Contratado pelo Wolverhampton, em  31/05/2017 - Sucedendo  ao escocês Paul Lambert: de tal maneira tem sido a sua popularidade que já  tem um busto em Inglaterra.

NUNO ESPÍRITO SANTO TEVE COMO UM DOS SEUS MESTRES, JOSÉ MOURINHO   - não ESQUECE A INFLUÊNCIA QUE ELE TEVE NA SUA CARREIRA

O técnico santomense, naturalizado português, logrou levar  o seu novo clube ao segundo lugar do campeonato na época passada, depois de ter sido sexto na estreia. 
Nuno Espírito Santo lembra  a influência que José Mourinho teve na sua carreira 

Por sua vez, o atual  treinador do Tottenham , destacou as qualidades de Nuno, considerando-o "um treinador de topo. “O Nuno está a receber alguns créditos pelo trabalho que está a fazer. Que trabalho fantástico. É muito melhor como treinador que de aquilo que foi como jogador e não estou a dizer que era um mau jogador, mas é muito melhor a treinar", frisou Mourinho, destacando que os Wolves são "uma das melhores equipas do campeonato". "Os jogadores são perfeitos para o puzzle que montou. Ele é um treinador de topo, por isso é que está na Premier League".


José Mourinho foi treinador do guarda-redes Nuno Espírito Santo no FC Porto entre 2002 e 2004, tendo ambos conquistado dois títulos de campeão nacional, uma Taça de Portugal, uma Supertaça, uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA. https://www.dn.pt/desportos/jose-mourinho-nuno-espirito-santo-e-muito-melhor-como-treinador-do-que-como-jogador-11615705.html
NUNO ESPÍRITO SANTO – ALÉM DEUM BUSTO, TAMBÉM JÁ FOI DISTINGUIDO COM  O DIPLOMA HONORÍFICO DE DOUTORAMENTO DE “HONORIS CAUSA

De recordar que,  o treinador de futebol do Wolverhampton Wanderers, Nuno Espírito Santo, em Maio do ano passado, foi distinguido com um doutoramento `honoris causa` da universidade da cidade, em reconhecimento pelo sucesso do clube, .
Nuno Espírito Santo foi nomeado treinador do Wolverhampton Wanderers em 31 de maio de 2017 e concluiu o clube à primeira liga inglesa na sua primeira época completa.
Em 2018, venceu o Liverpool e Manchester United para conseguir a qualificação para as meias-finais da Taça de Inglaterra, disputadas no estádio nacional de Wembley, mas que perdeu para o Watford, e atualmente encontra-se no sétimo lugar do campeonato.
TAMBÉM  LHE FOI HONRADO COM UM BUSTO


O trabalho que Nuno Espírito Santo tem vindo a realizar no Wolverhampton Wanderers ao longo das últimas duas temporadas (campeão do Championship em 2017/18 e atual sétimo classificado na Premier League) granjeou-lhe já o estatuto de ídolo no clube. Tanto assim é que o técnico português acabou de inspirar a criação... de um busto.

A ideia partiu de Sandra Squires, uma habitante de Wolverhampton que tem a escultura como hobbie. "Já tinha feito um busto de Nélson Mandela e outras caras aleatórias. Como grande fã dos Wolves, o meu filho pediu-me para fazer do Rúben Neves ou do Nuno. Como é mais fácil esculpir uma cara mais velha, escolhi o Nuno. E que belo nariz tem ele", revelou a "artista" ao jornal "Express & Star", explicando ter feito o busto apenas com base em fotografias..






Em julho de 2002, o FC Porto contratou-o para seu  guarda-redes: fez parte da equipa que venceu a Liga dos Campeões Europeus de 2003-04, e no qual substituiu Vítor Baía durante a Taça Intercontinental contra o Once Caldas. Após passagens por Dínamo Moscou e Aves, voltou ao FC Porto na época (2007/08) onde permaneceu até o fim da carreira profissional, na época 2009-10.

Após ter terminado a sua carreira, nos dragões, tornou-se treinador do Rio Ave a partir de junho de 2012. Permaneceu na equipa vilacondense até Julho de 2014 quando foi contratado pelo clube espanhol Valência inicialmente por uma temporada.  Em sua primeira temporada ali a equipe obteve a quarta posição na Liga de 2014–15. 

Em janeiro de 2015 o clube ampliou seu contrato até 2018.

No entanto, em 30 de novembro do mesmo ano, deixou o clube por mútuo acordo, dia 1 de junho de 2016 foi confirmado como novo treinador do Futebol Clube do Porto, cargo que ocupou até dia 22 de maio de 2017 https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_Esp%C3%ADrito_Santo








Nenhum comentário :