expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

“Da encomenda à criação” – Exposição de Paula Rego . Hoje no Palácio de Belém

Jorge Trabulo  Marques - Jornalista 

Marcelo na visita a Londres

O Museu da Presidência da República, no Palácio de Belém, em Lisboa, inaugura, hoje,  dia 3, às 18.30, uma exposição de obras da pintora Paula Rego. A mostra insere-se no âmbito dos 85 anos de vida de um dos maiores nomes da arte portuguesa contemporânea, com uma exposição sobre o Ciclo da Vida da Virgem Maria e os três retratos do antigo Presidente da República Jorge Sampaio: o oficial e os dois que vão ser expostos pela primeira vez


De recordar que, “Marcelo Rebelo de Sousa, em Agosto passado, visitou o ateliê de trabalho da pintora em Londres. Marcelo confessou que gostava de ter um retrato seu pintado por ela.

Confessara, então,  que a visita ao atelier da pintora Paula Rego foi um momento alto da deslocação oficial a Londres.
Questionado pelos jornalistas, o Presidente da República admitiu que gostava de ter um retrato pintado por Paula Rego mas reconheceu que a artista "está numa fase da obra muito seletiva" e que deverá ter outras prioridades.  https://www.tsf.pt/cultura/marcelo-rebelo-de-sousa-e-um-retrato-de-paula-rego-5503064.html

Maria Paula Figueiroa Rego, nasceu em Lisboa,  em 25 de Janeiro de 1935, Oriunda de uma família da alta burguesia, de tradição liberal e republicana, Paula Rego tem ligações às culturas inglesa e francesa. Iniciou os seus estudos no Colégio Integrado Monte Maior, em Loures, seguindo para a St. Julian's School, em Carcavelos, onde os professores cedo lhe reconheceram o talento para a pintura. Incentivada pelo pai a prosseguir o seu desenvolvimento artístico fora do país salazarista dos anos 50, partiu para Londres, onde estudou na Slade School of Fine Art, até 1956. Em Londres conheceu o pintor Victor Willing (1928-1988), com quem se casou em 1959 https://pt.wikipedia.org/wiki/Paula_Rego

O museu recorda que, em 2002, "durante uma visita ao Reino Unido, o Presidente da República Jorge Sampaio convidou Paula Rego para criar um conjunto de obras evocativas da vida da Virgem Maria", encomenda feita no âmbito "do restauro da capela do Palácio, dedicada a Nossa Senhora de Belém"
No ano seguinte, 2003, a pintora ofereceu ao Estado português "os oito pastéis a óleo que podem ser admirados todos os sábados, nas visitas orientadas ao Palácio de Belém".
"Os estudos aqui apresentados dão-nos conta do processo criativo da artista na construção do Ciclo da Vida da Virgem Maria", lê-se no comunicado hoje divulgado.
O retrato oficial de Jorge Sampaio foi encomendado a Paula Rego em 2005 pelo então Presidente da República. A artista acabou por pintar três retratos, "dos quais um foi escolhido" e, na exposição a inaugurar a 03 de fevereiro, "mostram-se, pela primeira vez, essas três obras".

Os estudos aqui apresentados dão-nos conta do processo criativo da artista na construção do Ciclo da Vida da Virgem Maria", lê-se no comunicado hoje divulgado.
O retrato oficial de Jorge Sampaio foi encomendado a Paula Rego em 2005 pelo então Presidente da República. A artista acabou por pintar três retratos, "dos quais um foi escolhido" e, na exposição a inaugurar a 03 de fevereiro, "mostram-se, pela primeira vez, essas três obras".
"Da Encomenda à Criação. Paula Rego no Palácio de Belém" estará patente até 03 de maio.
Paula Rego, nascida em Lisboa, em 1935, deixou Portugal ainda adolescente, durante a ditadura de Salazar, para fazer os estudos na Slade School of Art, em Londres, cidade onde se radicou e vive há mais de 50 anos.
Única artista mulher do grupo da Escola de Londres, Paula Rego distinguiu-se por uma obra fortemente figurativa e literária, considerada incisiva e singular pela crítica de arte.
Nessa época, a artista portuguesa conviveu com nomes de destaque da pintura como Francis Bacon, Lucian Freud, Frank Auerbach e David Hockney.
Foi na Slade School of Fine Art, onde frequentou o curso de pintura entre 1952 e 1956, que veio a conhecer o marido, o artista britânico Victor Willing (1928-1988).
Paula Rego foi distinguida em 2010 pela rainha Isabel II, com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição para as artes.
Em 2016 foi-lhe atribuída a Medalha Municipal de Honra da cidade de Lisboa, pela câmara municipal.
Também foi distinguida em 1995 como Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, e, em 13 de outubro de 2004, elevada a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
Em julho do ano passado, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, deslocou-se a Londres, ao estúdio da pintora, para lhe entregar a Medalha de Mérito Cultural, porque entendeu que "faltava este reconhecimento", pelo Governo português, a Paula Rego.
Um mês depois, em agosto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse ter a intenção de agraciar a pintora portuguesa, e de se deslocar a Londres para o fazer. https://www.noticiasaominuto.com/cultura/1402815/museu-da-presidencia-da-republica-recebe-exposicao-de-paula-rego



Nenhum comentário :